CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

O que está acontecendo com o Tesouro Direto?

22 de junho de 2018
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 1 min
Compartilhar

Greve dos caminhoneiros, Taxa Selic sem alterações e um cenário externo mais imprevisível trouxe muita volatilidade ao mercado. A volatilidade é uma medida do tamanho da variação dos preços dos ativos, portanto, se ela sobe, significa que os preços estão caindo ou subindo mais. O mercado financeiro adora achar que está no controle. Se os acontecimentos seguem as suas expectativas, a volatilidade tende a diminuir, mas se algum dado como a Taxa Selic vem fora do que era esperado pela maioria dos grandes investidores, a volatilidade tende a aumentar bastante.

Um detalhe importante é que não são apenas ações que variam mais nestes momentos de estresse do mercado. Ativos de renda fixa com os Títulos do Tesouro pré-fixados também variam, é o que o mercado chama de “curva de juros”. A variação de preço destes investimentos reflete a expectativa que o mercado tem para a variação dos juros definidos pela meta da Taxa Selic.

O Tesouro Direto parou

Neste cenário, algo que deixou muitos investidores preocupados foi a plataforma do Tesouro Direto ter “travado” para operações de compra ou venda dos títulos. A primeira reação para um investidor comum é se assustar e achar que isto é um acontecimento negativo, mas na verdade esta ação é muito prudente e visa proteger a nós, investidores comuns.

Com o aumento de volatilidade, alguns títulos passam a ter uma variação anormal e são negociados em valores que podem causar prejuízos ao investidor comum que não possui conhecimento. O preço dos títulos é definido pela quantidade de compradores e vendedores. Um dos agentes de compra e venda é o próprio Tesouro Nacional, se ele sente que não consegue deixar os valores perto do que definiu como meta da Taxa Selic, ele travará a plataforma do Tesouro Direto até o mercado normalizar. 

Portanto, fique tranquilo se, ao entrar no site do Tesouro Direto, você não estiver liberado para operar. É muito provável que neste momento você teria alguma perda vendendo ou comprando os títulos.

Quer a ajuda de uma equipe profissional para ajudá-lo com seus investimentos? Abra uma conta na Guide Investimentos.

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...