CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Por que o seu dinheiro está rendendo menos?

19 de janeiro de 2018
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 2 min
Compartilhar

Nos últimos 2 meses, senti que uma das maiores preocupações de nossos clientes e amigos é o fato de seus investimentos estarem rendendo menos.

Adianto que você não precisa se desesperar com isso. Neste artigo explicarei por que os rendimentos caíram e como você deve proceder com os seus investimentos atuais.

Afinal, por que caiu?

A grande responsável pela queda nos rendimentos é a Taxa Selic, aquela mesma que você escuta quase que diariamente nos jornais.

Explicando simplificadamente, a Taxa Selic funciona como o “custo do dinheiro” no país. Isto é, quando ela sobe, os empréstimos ficam mais caros e os investimentos renderão mais. Quando ela cai os empréstimos ficam mais baratos e os seus investimentos renderão menos.

No gráfico abaixo listei quanto estava a Taxa Selic mensal nos meses de dezembro entre 2010 e 2017:


Como podem ver, ela está metade dos maravilhosos 1% ao mês.

A queda da Meta da Taxa Selic impactou da seguinte forma a Poupança:

Além da poupança, a maioria dos investimentos que utilizamos em nosso dia a dia como CDB’s, LCI’s e Fundos de Investimento Renda Fixa seguem de perto o indicador CDI, que foi impactado da seguinte forma pela queda:

Ok, é verdade os investimentos estão rendendo menos, próximos a patamares que já vivemos em 2012.

Mas o rendimento não é a única variável que devemos levar em conta quando falamos sobre investimentos. A Inflação, é tão importante quanto. Quando ela está alta, nosso poder de compra cai pois os produtos que consumimos sobem de preço.

Vamos ver como foi o comportamento da inflação no mês de dezembro entre 2010 e 2017:


Já deu para perceber que nos anos em que a Taxa Selic estava alta a inflação também estava alta.

Vamos ver agora como ficaria a sua Poupança ao subtrairmos a inflação de seus rendimentos:

Este gráfico é muito surpreendente pois percebemos que hoje a Poupança está rendendo mais do que rendeu entre 2012 e 2015.

Ok, mas a Poupança render menos que a inflação não é novidade, como ficaram os investimentos atrelados ao CDI?

Percebemos que mesmo em investimentos atrelados ao CDI, hoje o rendimento real é maior do que foi em 2014, quando a Taxa Selic estava em 0,94%.

Conclusão:

NÃO SE DESESPERE:

O mercado financeiro sempre se ajusta com o tempo, um rendimento baixo causado por uma queda na Taxa Selic não é necessariamente um fato ruim pois existem outras variáveis atreladas como a Inflação.

Se você possui um Planejamento Financeiro bem feito ele não precisa de movimentos bruscos.

Você não precisa alterar o risco de toda sua carteira de investimentos trocando ativos de renda fixa para ativos de renda variável como Ações, Moedas ou até Bitcoin, para atingir seus objetivos.

Mantenha a disciplina, como vimos a busca pelo “1% ao mês” pode ser uma ilusão.
Este ano é provável que um dos melhores investimentos sejam os Fundos Multimercados de Baixa Volatilidade, ou “Low Vol”, como são conhecidos no mercado.

Se você quer a ajuda de um Planejador Financeiro para organizar a sua carteira de investimentos, solicite uma Orientação Financeira Gratuita clicando abaixo:

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...