CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

I Will Teach you To be Rich – o livro de Ramit Sethi

6 de novembro de 2017
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar

I Will Teach You To be Rich é um livro best seller da lista do New York Times escrito por Ramit Sethi, um consultor de finanças pessoais americano e empreendedor que possui um dos maiores blogs sobre o tema no mundo.

Como sempre vi muitas citações a esse livro, me senti na obrigação de comprá-lo e fazer um resumo para os leitores de nosso blog.

O livro possui alguns fundamentos muito importantes e valiosos que aprofundarei mais abaixo, mas não indico a leitura dele para todas as pessoas. Ramit escreveu este trabalho voltado para um nicho muito específico de americanos entre 18 e 25 anos que estão começando a sua vida financeira.

Suas orientações são para problemas típicos de pessoas desta idade como a procura pelo primeiro emprego, como abordar a questão financeira em um namoro, a compra do primeiro carro, financiamento estudantil, além de como utilizar os produtos financeiros disponíveis nos EUA para otimização fiscal.

Ele também não entra no conceito de Proteção familiar e patrimonial pois esta não é uma preocupação de pessoas nesta faixa de idade. Mas como já abordei no artigo “Como começar o seu Planejamento Financeiro”, esta parte do financiamento é a base de uma vida financeira sólida.

Achei sensacional a abordagem prática dele que explica como aplicar seus fundamentos sem se fixar em teorias. Ele chega a simular ligações para o banco e como você deve falar com o atendente para conseguir uma conta sem custos.

Segue a lista dos principais ensinamentos:

Seu Plano é mais importante que seus investimentos:

Como um Consultor em Planejamento Financeiro é natural que eu concorde com este ponto de vista. Segundo Sethi, não é o investimento que lhe deixará rico. Ele é uma ferramenta que utilizada de maneira errada apenas vai lhe afastar de seus objetivos.

A organização e disciplina são os principais pontos onde você deve focar esforços ao começar sua vida financeira.

Orçamentos não funcionam:

Ramit defende que orçamentos detalhados somente nos estressam. Ele recomenda que você divida os seus gastos em categorias:

Custos Fixos
Moradia, transporte, utilidades, etc.
50-60% da sua receita
Investimentos
Produtos de longo prazo para Independência Financeira.
10%
Objetivos
Viagens, presentes, reserva de emergência.
 
5-10%
Gastos livres de culpa
Jantar fora, beber, cinemas, roupas.
 
20-35%

Como você tem uma parte liberada para gastar sem culpa, não se sentirá suas privações. Ele chega a comparar pessoas “frugais” com pessoas “murrinhas” e defende que você pode e deve gastar muito com o experiências, hobbys e coisas que sejam importantes para você.

Automatize o seu plano:

Para mim, este é o principal ensinamento do livro. Após realizar o seu planejamento ele defende que você deixe tudo que for possível em débito automático para o dia em que você recebe o seu salário. Desta forma, o que sobrar em sua conta está liberado para os seus “gastos sem culpa”.

Nos EUA, além de contas, praticamente todos os produtos financeiros permitem este artifício.

No Brasil, temos poucos produtos de investimentos com estas características, mas os Seguros de Vida e as Previdências Privadas (PGBL e VGBL) permitem o débito automático. Automatizando esta parte e agendando os seus principais gastos como moradia, você terá as principais partes do seu planejamento resolvidas.

Realizando este trabalho, você precisará somente de uma revisão anual nos valores. Algo bem parecido com o que fazemos em nosso processo de consultoria.

Simplifique os seus investimentos

Ele defende que você não se preocupe com o excesso de opções de investimentos existentes no mercado. Complicar a sua carteira só fará você perder o foco no que é mais importante: a sua disciplina a longo prazo.

Ramit fundamenta que a maioria dos profissionais de Wall Street não consegue gerenciar o risco de suas próprias companhias, e demonstra que Market timing em mercados de ações não dá certo com vários exemplos, como um estudo feito por John Graham e Campbell Harvey de 1996 que investigou mais de 200 newsletters com indicações de compra de ações. Em 12 anos e meio, 94,5% das newsletters não existiam mais. Elas falhavam em suas previsões frequentemente.

Além de seu trabalho como “personal finance advisor”, Ramit Sethi também está investindo em ensinamentos para quem está começando a empreender.

Indico que você assine sua newsletter neste link.

Diariamente ele envia vários conteúdos de qualidade.

Se você quer ajuda para automatizar as principais partes de sua vida financeira, conte com a Guide Life. Você pode solicitar seu contato clicando abaixo:

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...