CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

O que 2017 me ensinou sobre Planejamento Financeiro

2 de janeiro de 2018
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar

Uma crise pode ser positiva

Ao fim do dia 18/5/2017 a principal notícia nos portais da internet era a seguinte:

Bovespa fecha na maior queda em quase 9 anos após denúncias da JBS

Índice chegou a cair 10,47% e negociações foram suspensas por 30 minutos; dólar teve a maior alta em 14 anos, cotado a R$ 3,389.

Quem manteve o planejamento sem se desesperar passou por este momento sem nenhuma perda ou com muitos ganhos aumentando a posição em ações ou títulos do tesouro.

Ações que possuíam bons fundamentos subiram rapidamente e títulos do tesouro pagaram valores altos para segurar o stress do mercado.

Para aproveitar esses momentos você tem que estar bem emocionalmente e a melhor forma de atingir isso é possuindo um planejamento que contemple possíveis crises.

Todo mercado passa por momentos de turbulência e é neste momento que as grandes oportunidades aparecem.

Rendimento não supera a disciplina

Por mais que você seja um gênio dos investimentos, sem disciplina você não chegará a lugar nenhum.

O poder da acumulação supera qualquer investimento no longo prazo como demonstramos neste artigo. Em um cenário onde a Taxa Selic tende a continuar muito baixa, isso fica ainda mais claro.

Investidores que atingem seus objetivos são aqueles que “guardam” dinheiro com regularidade.

Dentro das variáveis que você pode controlar em sua vida financeira, esta é a principal.

Sem um objetivo bem definido não chegamos a lugar nenhum

Quantas vezes não começamos o dia, o mês ou até o ano sem um objetivo definido?

Se não soubermos onde queremos chegar e principalmente o porque deste objetivo, dificilmente pagaremos o preço necessário para atingí-lo. Sempre optaremos pelo caminho mais fácil e prático.

No longo prazo este comportamento gera apatia e falta de motivação.

Quando possuímos um objetivo relevante fica mais fácil abrir mão do prazer imediato para uma realização maior.

Mas além disso tudo, precisamos ser flexíveis para saber identificar quando um objetivo não faz mais sentido e alterá-lo durante o caminho.

O caminho para o Sucesso:
Análise – Planejamento – Execução

Tenho convicção que o caminho para o Sucesso em qualquer área de nossa vida passa por estes 3 pontos.

Análise, Planejamento e Execução. Três passos que se complementam em um ciclo que nunca deve ter fim.

  • Execução sem análise e sem planejamento nos leva a repetir erros e por mais que trabalhemos muito, não saímos do lugar.

Exemplo: de nada adianta ser disciplinado e ter um objetivo bem definido se você perde dinheiro realizando investimentos em ativos de baixa qualidade ou que não se encaixam em sua necessidade de liquidez.

  • Análise sem execução e planejamento nos transforma em pessoas “reclamonas” e mesmo com muito conhecimento nas mãos, continuamos não saímos do lugar.

Exemplo: posso passar o ano inteiro analisando o mercado financeiro, lendo relatórios políticos e definindo possíveis cenários. Na vida e no mercado não importa o que sabemos e sim o que fazemos com esse conhecimento.

  • Planejamento sem execução e análise cria ansiedade e continuamos sem sair do lugar.

Exemplo: se você realizou um planejamento financeiro sem analisar o mercado, pode ter prejuízos quando uma crise aparecer. Se você realizou um planejamento e não executou, provavelmente surgirá um sentimento de culpa e ansiedade por não ser consistente com você mesmo.

Aliando os 3 passos tanto os seus investimentos como a sua vida evoluem, nossa confiança aumenta e consequentemente a qualidade de vida.

Nos Planejamentos Financeiros da Guide Life, realizamos este processo anualmente. Analisamos os dados fornecidos pelos clientes, definimos um plano de ação para o ano, e acompanhamos a execução deste planejamento.

Sempre que  realizamos um plano e ele não é executado corretamente a nossa pesquisa nos mostra que o nível de satisfação dos clientes cai bastante.

Quer a ajuda de um planejador financeiro para ter um 2018 próspero!

Solicite um contato gratuito clicando abaixo!

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...