CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Como funciona o investimento em COE

4 de dezembro de 2017
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 2 min
Compartilhar

Quem deve investir no COE?

COE é um dos tipos de investimentos que mais ganhou popularidade nos últimos 3 anos. Ele é ofertado por instituições financeiras, em especial, por Corretoras de Valores como a Guide Investimentos. Você deve ficar atento às suas plataformas para descobrir estas oportunidades.

O COE é indicado para pessoas que já possuem um Planejamento Financeiro consolidado. Isto é, já tem uma Reserva de Emergência com boa liquidez, seguros e uma carteira de ativos orientada pelos seus objetivos, com liquidez e baixo risco.

Sua utilização é interessante para quem está buscando diversificar os seus produtos financeiros e ainda não possui experiência com investimentos voláteis e de renda variável.

Não utilize este investimento caso o objetivo do seu investimento seja de curto prazo ou  tenha necessidade de resgate a qualquer momento!

O que é o COE?

A sigla significa “Certificado de Operações Estruturadas”. É uma forma de captação de dinheiro pelas Instituições Financeiras para serem emprestados em suas operações de crédito.

Após a captação do dinheiro a instituição “monta” operações utilizando combinações com derivativos como opções, e mercado futuro.

Seu rendimento sempre será atrelado a algum ativo ou conjunto de ativo específicos, como Índices de Bolsa, moedas como o dólar, ouro ou ações de um setor (inclusive ações que negociam fora do Brasil como as do Google).

Em geral o valor mínimo de investimento é de R$ 10.000,00, mas este varia com cada COE.

Rendimento

O COE pode ser emitido em 2 formas:

  • Perda limitada ao capital investido; ou
  • Capital protegido,  onde o pior resultado é você receber seu dinheiro de volta sem nenhum rendimento.

O rendimento depende da valorização do ativo ao qual o seu COE está referenciado. Se ele for o ouro, por exemplo. Em geral você receberá a valorização do metal no período.

Esta valorização pode ser limitada há um rendimento pré-definido.

Liquidez

A liquidez é baixa, ele pode possuir “janelas” de saída, mas em geral você somente receberá o dinheiro no vencimento que varia de acordo com o produto ofertado.

Risco

O risco do investimento é o risco de crédito da instituição financeira emissora. Caso o banco que criou o produto quebre, você perde o valor investido.

Consideramos este risco baixo, caso você se sinta inseguro, procure saber se a instituição emissora é uma em que você tem confiança.

Outro risco é o de mercado ao qual o seu ativo está inserido. Se o seu COE não for de capital protegido, você pode perder o valor investido. Se ele for de Capital protegido, você perde o custo de oportunidade de não ter deixado o dinheiro em um investimento de renda fixa.

Tributação

A tributação do COE é cobrada em cima do rendimento e segue a tabela regressiva comum a investimentos de renda fixa:

  • 22,5% até 180 dias;
  • 20% entre 181 e 360 dias;
  • 17,5% entre 361 e 720 dias;
  • 15% após 720 dias.

Exemplo de COE:

Banco Emissor Banco Exemplo
Limite das Reservas 13/12/2017 as 17h
Liquidação 15/122017
Data de Referência do índice Fechamento de 14/12/2017
Vencimento 24/12/2020
Aplicação Mínima R$10.000,00
Ativo Referência Ouro
Limite de rentabilidade? Não, Alta ilimitada do ativo no período
Rentabilidade Mínima Sim, 9% no período

Este é um investimento interessante para pessoas que já estão bem organizadas e estão entrando em uma fase de diversificação.

Faça o download do e-book abaixo e aprenda como realizar o seu Planejamento Financeiro!

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...