CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Bolhas financeiras pela história (Seria o bitcoin mais uma delas?)

18 de setembro de 2017
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 2 min
Compartilhar

Um dos pontos que mais nos surpreendem quando ganhamos experiência no mercado financeiro, é entender que o dinheiro é muito mais influenciado por fatores emocionais do que técnicos.

Como operador de mesa de operações, lidei com muitos clientes e passei a identificar certos padrões que levam as pessoas a ter prejuízos. E um deles, com certeza é a euforia. Junta-se a ela a ambição e uma dose de desconhecimento, e o estrago está feito.

Estamos passando por mais um momento de euforia graças ao investimento em Bitcoins.

Em momentos como esse, vemos muitas pessoas conservadoras interessadas em se arriscar graças a influencia de amigos que também não possuem experiência com estes assuntos.

Mas nem toda forma de aprendizado precisa ser através de experiências próprias e com a perda do seu dinheiro. Você pode ganhar esta experiência com livros e um pouco de estudo do que já ocorreu na história do dinheiro.

Por esta razão, indico para todos a leitura de um livro que alguns anos atrás ganhei de um tio meu após uma conversa sobre sua carteira de investimentos:
CRASH – Uma breve história da economia – Da Grécia Antiga ao século XXI.

Este livro de leitura muito fácil é um dos melhores que eu já li sobre economia. Ele não entra em minúcias sem utilidade e nos conta várias “bolhas” financeiras que ocorreram na história e nos leva a enxergar como funcionam nossos sentimentos durante estes momentos.

O começo do livro é com uma das crises financeiras mais impressionantes que se tem conhecimento na história humana, a “Bolha das Tulipas”. Um fenômeno de precificação exagerada das flores holandesas no século XVII. Para se ter uma noção, uma tulipa chegou a valer mais do que uma casa. O mercado começou a negociar derivativos de Tulipas. Isso mesmo, opções de compra, assim como existem no mercado de ações.

Além desta, temos outras histórias que nos ajudam a entender como uma hiperinflação como a que o Brasil teve nos anos 80 pode ser gerada. Ele nos exemplifica com a hiperinflação ocorrida no império romano, quando a moeda ainda era o ouro!

Eu garanto que após ler este livro, você se sentirá muito mais seguro para tomar suas decisões financeiras, mesmo que seja em algum investimento de alto risco, como os bitcoins!

Boa leitura!

Quer saber como realizar um Planejamento Financeiro?

Faça o download do ebook “Como fazer um Planejamento Financeiro em 5 passos” clicando abaixo:

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...