CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Reflexões sobre a volta da volatilidade, como reagir?

21 de fevereiro de 2018
Escrito por Hugo Paixão
Tempo de leitura: 2 min
Compartilhar

Passada a forte turbulência nos mercados deste mês de fevereiro, talvez se possa dizer que enfim sobrevivemos. A maior lição que podemos tirar deste mês é única e talvez indiscutível: a volatilidade voltou.

Uma boa maneira de entender a volta deste momento mais turbulento e a dimensão do que aconteceu até aqui talvez seja por meio de alguns gráficos.

Neste gráfico da bolsa americana, o índice S&P 500 dos últimos três meses expressam claramente uma velha máxima dos mercados: “as ações sobem de escada e descem de elevador”. Apesar de todos estarmos em busca das melhores explicações para esta queda, o movimento não deixa de impressionar, assustadores 10% em 12 dias.

Fonte: Google

Uma lógica simples parece estar intacta: a alta de preços atraem compradores e a baixa dos mesmos atraem os vendedores, o problema é que as velocidades como se dão cada um destes fenômenos são completamente distintas. O gráfico do VIX, conhecido como índice do medo, ilustra bem o que acontece quando alguém grita “FOGO!” em uma sala lotada e fechada.

Fonte: MarketWatch.com

Há uma explicação razoável e, quase natural: somos muito mais reativos à possibilidade da perda. Explicando de outra maneira: o medo se espalha com muito mais facilidade que a ganância.

Tendo em mente estas reflexões sobre como se comportam os mercados em dias mais nebulosos, acredito ser interessante também expor algumas reflexões de como um investidor deve se comportar para superar com mais tranquilidade estes dias mais voláteis, como estão sendo estes dias de fevereiro.

Segue então uma boa receita para reagir a dias mais incertos com mais segurança:

1) Não sinta remorso por algo que você não possui controle, você não sabe mais sobre o futuro dos mercados quando os mesmos estão caindo ou subindo com mais força.

2) Não reforce em si mesmo opiniões ou ideias que não façam sentido econômico. Procure por especialistas! Aqui na Guide existe um time completo e altamente gabaritado e este time está pronto para te ajudar em dias bons ou ruins no mercado.

3) Diversifique sempre! Concentrar seu portfólio, ao mesmo tempo em que pode permitir você ter ganhos extraordinários em uma posição ganhadora, pode fazer você perder muito dinheiro quando “o vento mudar de direção”.

Uma saída é pensar globalmente, o recente COE de Bolsas Globais da Guide é uma ótima opção para quem deseja diversificar.

4) Tenha um plano ou uma estratégia de investimentos: meça sucessos e falhas de suas decisões de investimentos, tenha claro qual o racional por trás de cada uma delas. Tenho certeza de que uma estratégia bem feita abarca o que fazer em dias ruins dos ativos.

5) Espere antes de se precipitar. Em algum ponto você deve confiar no seu processo de investimentos e na equipe que ajuda você. Pode parecer estranho aconselhar esperar em um momento tão tenso, mas esta atitude pode ser extremamente libertadora quando você não se estressa demais em encontrar uma estratégia perfeita de escape para dia ruim. Acredite os dias ruins sempre passam.

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...