CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Por que o dólar turismo é mais caro que o comercial?

17 de julho de 2018
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 2 min
Compartilhar

Neste período de férias, a cotação do dólar é um dos assuntos mais comuns para consultores que trabalham com pessoas físicas. Uma das dúvidas mais frequentes é: Por que o valor que a casa de câmbio está cobrando de mim é mais alto do que a cotação que eu vi em um portal de notícias?

Dólar comercial x Dólar turismo

O mercado de moedas é classificado em 3 tipos de acordo com o meio em que ele é negociado:

  1. Dólar comercial: valor em que as transações ocorrem entre empresas de importação e exportação, governos e instituições financeiras.
  2. Dólar turismo: valor cobrado pela moeda que você compra em casas de câmbio para realizar suas viagens.
  3. Dólar paralelo: valor de transações realizadas fora de meios oficiais, sem supervisão do Banco Central. Não é aconselhado pelo risco de compra de moedas falsas e a possibilidade de estar sendo parte de operações de lavagem de dinheiro.

O dólar turismo é mais caro por uma razão muito simples: o seu custo. Como a casa de câmbio precisa investir em transporte e custodia das moedas físicas com o máximo de segurança, o valor cobrado de você será naturalmente maior do que o de uma transação feita apenas por computadores como no dólar comercial.

Portanto, o custo a mais não é má fé e sim parte do risco que a empresa corre para disponibilizar o dólar para você.

Como e quando comprar o dólar para minha viagem?

É importante frisar novamente que o risco de comprar moedas no mercado paralelo por fontes duvidosas não compensa. As empresas supervisionadas pelo Banco Central cobrarão mais caro, mas você terá uma segurança que não tem preço. Procure casas de câmbio oficiais.

Se algum analista lhe garantir que sabe qual é o melhor momento para a compra do dólar ele estará mentindo. Somente se fosse possível voltar ao passado conseguiríamos esta proeza. A recomendação é que você compre mensalmente parte do valor destinado aos gastos da viagem na moeda.

Desta forma, você conseguirá um preço médio que compensará se comparado com a pior cotação do período. Outra dica é não comprar em momentos de estresse em que a moeda suba bruscamente, aguarde o mercado acalmar por uma semana. Já se a queda for forte, aproveite para comprar neste mesmo dia.

 

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...