O que é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário)?

tags Iniciante

Saber o que é o CDI é muito importante para entendermos como funciona a remuneração de vários investimentos em renda fixa. Além disso, o CDI também é a referência (benchmark) de investimentos conservadores.

Todo dia, os bancos brasileiros realizam várias operações financeiras. Ao fim do dia estas instituições prestam conta ao Banco Central, não podendo ficar negativas.

Caso uma instituição tenha ficado negativa por ter concedido muitos empréstimos, por exemplo. Ela deverá pegar dinheiro emprestado com outro banco. Este empréstimo é realizado através de um CDI (certificado de depósito interbancário).

Com isso, é feito uma média dos empréstimos entre os bancos e é definido a taxa de CDI deste dia. O CDI sempre fica próximo da Selic, mas não será necessariamente igual, ele vai variar de acordo com a oferta e a demanda de dinheiro entre os bancos.

O CDI só pode ser negociado entre bancos e é isento de IR.

Quer aprender mais sobre investimentos?

Faça o download do e-book sobre investimentos em CDB abaixo:

Thiago Guedes Thiago Guedes

Financial Advisor Sênior

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner. Twitter: @thiagokguedes Instagram: @thiagokguedes LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/thiago-k-guedes/

119

relacionados

Bitnami