O Presidente da Semana: A história de mais de 100 anos de república brasileira

tags Iniciante

A copa já está na metade, uma pena porque poderia durar até o final do ano. Mas, assim que ela acabar, virá outra fonte de emoção: as eleições. Incertas e a primeira depois do impeachment e da profunda crise econômica que o país passou e sofre para conseguir ganhar fôlego em sua recuperação. Escolheremos mais um presidente, na nossa centenária, e fraturada, república. Mas você conhece a história, ou até mesmo o nome, de todos os nossos presidentes (eleitos ou não), nesses 100 de república brasileira?

Provavelmente os mais famosos e recentes você deve saber. E os da primeira república? E os desafios que todos eles encararam? 

A nossa dica cultural dessa semana, é o brilhante podcastO Presidente da Semana”, produzido pela Folha de São Paulo e com apresentação impecável de Rafael Vizeu. A cada episódio, semanal, de 15 minutos em média de duração, é abordado um presidente da república. Disponível no Itunes, Spotify, no site da Folha e em qualquer app que agregue podcasts.

O podcast

O podcast começa pelo começo com Theodoro da Fonseca, que num golpe meio desastrado derrubou Pedro II e acabou por declarar a nossa querida república. E termina com seu último episódio lançado na semana subsequente a eleição, falando de nosso novo presidente eleito. Um trabalho de fôlego histórico e jornalístico. 

O programa revela a história de forma simples e nos refresca a memória das aulas do ensino do médio, onde o professor despejava nomes e fatos sobre nós. O passado dos primeiros presidentes está a mais de uma centena de anos de distância, logo, nos parece que suas ações pouco reverberam nos dias de hoje. Porém, todos os governos anteriores moldaram a história do país, alguns menos e outros mais, mas todos, sem exceção, foram de extrema importância na construção da identidade nacional, social e econômica do país.

Você sabia que Arthur Bernardes, comandou o país em pleno estado de sítio (quando o presidente tem plenos poderes) e chegou a, literalmente, bombardear a cidade de São Paulo? Você entende porque na próxima segunda-feira será feriado em São Paulo? A revolução constitucionalista, que explodiu no dia 9 de julho, foi uma derivada da tirania de Vargas, o primeiro presidente a fraturar a república e impor uma ditadura, o famoso Estado Novo. Tudo isso é muito bem explicado no podcast.

A beleza de o “Presidente da Semana” é mostrar que o nosso presente tem muito a ver com nosso passado. Intrigas políticas, rupturas sociais e as vezes descaso do povo com a política, são coisas que sempre aconteceram em nosso passado. Não são novidades do presidente. 

O presente parece maluco, mas o podcast mostra que o passado também foi. Além de nos ensinar muito sobre aqueles que comandaram o país nessa longa, tortuosa, porém importante estrada republicana, as vezes democrática, as vezes não. 

Victor Cândido Victor Cândido

Economista

Mestrando em economia pela Universidade de Brasília - UnB. Já trabalhou no mercado financeiro na área de pesquisa e operações. Foi pesquisador do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. É formado em economia pela Universidade Federal de Viçosa.

97

relacionados

Bitnami