Entenda mais sobre a liquidez de seus investimentos

tags Iniciante

A escolha do melhor investimento passa por um conceito muito importante: a liquidez. Esta, é o nível de disponibilidade de seu dinheiro. O dinheiro que está em sua carteira é considerado o maior nível de liquidez existente, pois você pode realizar compras com ele neste exato momento.

Quando você aplica em um investimento, seu dinheiro passa a estar “congelado”. O tempo que ele fica congelado impacta o rendimento que você receberá. Uma regra existente no mercado é que quanto menor a liquidez do seu investimento, mais rendimento você receberá.

Considerar a necessidade que você terá para resgatar o seu dinheiro ganha importância por esta razão. Se o seu objetivo para o dinheiro investido é comprar uma casa em 5 anos, você pode escolher investimentos com menos liquidez, e consequentemente com rendimentos maiores.

Por outro lado, se você precisar resgatar o seu dinheiro a qualquer momento, como em uma reserva de segurança, o seu investimento deverá ter alta liquidez, o que resultará em um rendimento mais baixo.

Como exemplo, hoje na plataforma de renda fixa da Guide, um CDB de um mesmo banco, com vencimentos diferentes, tem a seguinte diferença de rendimento:

Como utilizar a liquidez para escolher seus investimentos?

 

  1. Comece definindo o seu objetivo. Qual o valor que você precisa acumular e em quanto tempo você quer realizá-lo?
  2. Descarte investimentos com nível de risco acima do que você aceita.
  3. Descarte investimentos com liquidez incompatível com o seu objetivo.
  4. Escolha o investimento com melhor projeção de rendimento.
  5. Diversifique o máximo possível.

Abra uma conta na Guide Investimentos e conte com a ajuda de nossos Guias para montar a melhor carteira de investimentos para o seu perfil.

Thiago Guedes Thiago Guedes

Financial Advisor Sênior

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner. Twitter: @thiagokguedes Instagram: @thiagokguedes LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/thiago-k-guedes/

183

relacionados

Bitnami