CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Dinheiro Feliz: Tempo é dinheiro!

6 de abril de 2018
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 2 min
Compartilhar

Ter mais tempo para fazer atividades prazerosas é uma necessidade universal. Quantas vezes nos pegamos falando que “não temos tempo para nada”? Mas estudos comprovam que hoje em dia dedicamos 4 horas por semana a mais em lazer do que nos anos 60 e a impressão de que temos menos tempo nos dias de hoje é uma ilusão.

O que acontece hoje em dia é uma escassez de tempo ocioso, tornando este tempo muito precioso. Por isso, é importante entender qual tipo de atividade lhe trará o sentimento de que você está aproveitando melhor o seu tempo. Por exemplo, fazer trabalho voluntário, mesmo que por 15 minutos, traz a sensação de que temos mais tempo livre em nossas vidas. Isto ocorre pois você passará a se sentir uma pessoa efetiva e, consequentemente, passará a ter mais tranquilidade e confiança na correria do dia a dia e sofrerá menos com a falta de tempo.

Segundo os cientistas, os 3 pontos principais para que você aproveite melhor a sua relação tempo x dinheiro são:

Tempo gasto com deslocamento para o trabalho

Tempo gasto assistindo televisão

Tempo de qualidade com amigos e família

Deslocamento para o trabalho

Estudos realizados nos EUA, França e Alemanha demonstraram que o índice de insatisfação durante o deslocamento para o trabalho estava entre os piores no ranking de atividades estudados.

Em muitos dos casos, a decisão de se morar longe do trabalho ocorre porque isto permite uma moradia de melhor qualidade, porém não foi verificado uma satisfação maior com a moradia nestes casos. Já a insatisfação com o deslocamento é altíssima.

Televisão

A televisão é responsável por grande parte do tempo que “gastamos” hoje em dia. Um estudo demonstra que pessoas que assistem mais de 30 minutos de TV por dia são menos satisfeitas com sua vida em comparação com quem assiste menos de meia hora por dia.

Assistir televisão ocasionalmente pode ser genuinamente satisfatório, porém passar mais de 2 meses por ano em frente à TV pode ser um pouco demais. O que nos leva ao próximo ponto de como “gastar” melhor o seu tempo.

Socializar

Uma unanimidade entre os cientistas, é que o maior nível de satisfação das pessoas é atingido enquanto elas estão entre família e amigos.

Levando isto em conta, você deve tomar cuidado para equilibrar o tempo que você dedicará para ganhar dinheiro e comprar coisas que trarão qualidade de vida para sua família, com o tempo que estará vago para que você possa estar com eles.

Conclusão

Segundo o autor, a melhor forma de decidir se uma compra será boa ou não, é pensar como ela afetará o seu dia em uma semana. A partir daí, ficará mais simples entender como esta aquisição mudará o seu dia a dia.

Dê preferência para coisas que liberem mais tempo para o que realmente importa para você!

Se você perdeu os outros textos que precedem essa conclusão, leia o Dinheiro Feliz: A arte de gastar com inteligência e Dinheiro Feliz: Crie momentos extraordinários.

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...