CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Dinheiro Feliz: Pague agora e consuma depois

11 de abril de 2018
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar

 

Gosto muito de livros de pesquisa científica como o “Dinheiro Feliz”, pois eles nos comprovam coisas que sabemos que é verdade, mas não queremos admitir. Uma pesquisa realizada com mais de mil holandeses demonstrou que eles apresentavam um nível de felicidade maior nas semanas anteriores a viagem do que durante ela. Muitas vezes experimentei este prazer da expectativa antes das minhas férias, mas, após voltar, não conseguia admitir que o planejamento foi tão bom, ou melhor, do que a viagem.

Para mim, outro exemplo claro, é meu vício em comprar guitarras. Após um tempo percebendo minhas próprias reações, percebi que a “graça” de comprar o instrumento estava mais na pesquisa e expectativa para receber a encomenda, do que propriamente ter ele em minhas mãos.

A habilidade de gerar pensamentos prazerosos sobre o futuro, é um dos indicativos de saúde psicológica. Segundo os especialistas, o que separa uma pessoa saudável de uma suicida não é a abundância de pensamentos negativos e sim a falta dos positivos.

Quando “pagar antes” fará você aproveitar melhor o seu dinheiro:

– Quando a demora permite que você olhe para detalhes que criem expectativas positivas. Ex: Trip Advisor.

– Quando a demora permite você “salivar”, aumentando o prazer na hora do consumo. Ex: Guardar aquele chocolate que você ganhou para mais tarde.

– Quando a experiência que você terá for muito breve. Ex: Como pular de paraquedas.

Invista nos outros

Outro senso comum que foi comprovado pela ciência, é que investir o dinheiro em outras pessoas trás felicidade. O impacto em países pobres e ricos foi o mesmo!

Os estudos nos trouxeram 4 estratégias de doação que podem causar mais impacto em sua felicidade:

1 – Doação como escolha

Muitas instituições utilizam a estratégia de abordar pessoas na rua para persuadí-las a qualquer custo a realizar uma doação. Segundo os cientistas, estas doações “forçadas” não trazem benefícios para o doador.

2 – Crie uma conexão

Em um estudo foi entregue um “gift card” de U$ 20,00 para 2 grupos. Para um foi indicado utilizar o presente para pagar um café a um amigo e, para o outro, a orientação foi para que ele gastasse o vale sozinho. O grupo que presenteou e acompanhou um amigo no café estava mais feliz ao final do dia. A conexão com outras pessoas demonstrou ser um grande diferencial no resultado.

2 – Cause impacto

De acordo com os cientistas, é muito importante que você tenha noção de como as suas doações estão impactando o ambiente.

Como exemplo, é citado a percepção ao ajudar em duas instituições, a UNICEF e a Spread the Net. O slogan da Spread the Net é “Uma rede de proteção contra mosquitos pode proteger até 5 crianças da malária por 5 anos. 10 dólares salvam vidas!”. Por ser mais específico no impacto causado em comparação com a UNICEF, a impressão do doador é muito mais satisfatória.

Conclusão

O principal ensinamento deste livro é que a felicidade não é algo que você deve buscar diretamente. Para ser uma pessoa feliz, você deve se orientar por atitudes e escolhas que sejam o caminho para a satisfação. Desta forma, naturalmente você conseguirá aproveitar a sua vida.

Vamos relembrar os princípios que abordamos nesta série de artigos:

– Compre experiências;

– Crie momentos extraordinários e únicos;

– Compre tempo;

– Pague agora, consuma depois;

– Invista nos outros.

Espero ter lhe ajudado a tomar as melhores decisões para aproveitar o seu dinheiro.

Quer ter a ajuda de profissionais para a escolha dos investimentos que permitirão você atingir os seus objetivos? Abra sua conta na Guide!

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...