CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Dinheiro Feliz: A Arte de Gastar com Inteligência

28 de fevereiro de 2018
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar

 

 

Parte 1: Compre Experiências

Dinheiro traz felicidade?

O ótimo livro “Dinheiro Feliz – A Arte de Gastar com Inteligência”, nos mostra que dependendo de como você utilizar o seu dinheiro, a sua felicidade aumentará sim! Nesta série de artigos eu resumirei as principais ideias para que você tenha o máximo de felicidade com o seu patrimônio financeiro.

 

Compre Experiências:

O primeiro princípio que o livro nos traz é o de que bens materiais (de casas a canetas de luxo) trazem menos felicidade que a compra de experiências, como viagens, shows e comidas especiais.

Este é um ponto muito interessante, pois nas Consultorias de Planejamento Financeiro que realizo com a Guide Life, o objetivo mais comum entre os clientes é o da “casa própria”. Mas as pesquisas indicam que este pode não ser a opção mais feliz.

Entre 1991 e 2007, pesquisadores acompanharam milhares de alemães que se mudaram para uma nova residência, pois não gostavam de algo em sua antiga. Mesmo após 5 anos, a satisfação dos pesquisados com suas residências novas era melhor do que antes da mudança. O problema é que a satisfação destas pessoas com a própria vida se manteve igual.

Outro estudo foi realizado com estudantes de Harvard que mudaram dos piores alojamentos para os melhores da universidade e tiveram resultados muito parecidos. A moradia de melhor qualidade não impactou sua felicidade geral.

 

Experiências permitem conexão:

As pesquisas demonstram que uma das razões para as experiências trazerem mais felicidade é a conexão com outras pessoas. Esta é uma das razões para pessoas participarem de corridas como Tough Mudder. Estas são corridas em que você precisa vencer vários obstáculos e a maioria deles é vencida com a ajuda de outro participante.

Antes de ler este livro, eu não entendia direito o porquê de as pessoas gostarem tanto deste evento. Assista uma parte do vídeo abaixo e entenda como é curioso ele estar cada vez mais famoso:

 

História para contar:

O Tough Mudder busca promover a interação e essa é uma das razões para que os participantes fiquem tão felizes. Mas, além da conexão, os participantes saem com uma boa história para contar.

Ter uma boa história para contar, também explica o sucesso dos “Hotéis de Gelo” que existem na Finlândia. Mesmo sendo desconfortáveis, eles promovem uma aventura ótima para você contar para os seus amigos.

 

Experiências incomparáveis:

Experiências são mais difíceis de serem comparadas e isso protege você do sentimento de arrependimento. Se você comprar um celular, é mais fácil que você o compare com um novo modelo que seja lançado e, ao comparar o sabor e a textura de sua torta de maçã com um doce de banana, você estará literalmente comparando maçã com banana.

Nós ficamos felizes com uma coisa até descobrir que existem outras melhores disponíveis. Felizmente, isto é limitado às coisas, porque mesmo experiências simples são imunes a alternativas atrativas.

Já um fim de semana dormindo em um iglu ou aquela sua viagem de formatura quando você teve a primeira oportunidade de “aproveitar a vida” longe de seus pais, dificilmente pode ser comparada. Consequentemente, você não se arrependerá destes eventos.

A tendência, com o passar do tempo, é que nossa satisfação com experiências aumente, pois passamos a nos lembrar apenas dos sentimentos bons. E que a felicidade com as coisas diminua, pois enjoamos de nossos bens e temos mais facilidade de compará-los.

 

Conclusão:

Para maximizar a sua felicidade, você deve procurar experiências que:

• Permitam que você esteja junto de outras pessoas trazendo um senso de conexão social;

• Gerem histórias memoráveis que você gostará de contar mesmo com o passar dos anos;

• Sejam oportunidades únicas e praticamente incomparáveis;

• Sejam ligadas ao sentimento de quem você é ou gostaria de ser.

Na Guide Life nós acreditamos que o dinheiro é um meio para que você atinja os seus objetivos e seja mais feliz. Solicite uma Orientação Financeira Gratuita clicando abaixo e saiba como podemos ajudá-lo em seu Planejamento Financeiro:

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...