Como os jovens podem começar a investir?

tags Iniciante

Desde antes de receber meu primeiro salário como estagiário, me interessei por achar formas para comprar o que eu desejava. Aprendi a lidar com dinheiro na prática. A falta de literatura para pessoas da minha idade também atrapalhou bastante, e esta é uma das razões para eu escrever este artigo para jovens e ajuda-los a entender como é possível começar a guardar dinheiro e investir ainda sendo um teenager. Acreditem em mim: o tema finanças é chato, mas o objetivo aqui não é falar para você deixar de aproveitar o seu dinheiro, e sim mostrar como você pode gastá-lo melhor.

Comece pelos seus hábitos

Se você está começando a receber os seus primeiros salários agora, esta é a melhor hora para criar hábitos positivos. Não deixe para começar depois. Mudar hábitos consolidados é muito difícil. 

Conheço poucas pessoas que conseguiram perder hábitos financeiros ruins. Comece agora!

Gaste menos do que você ganha

O ensinamento mais importante, e pouco comentado em artigos sobre finanças, é “gaste menos do que você ganha”. Ok, eu sei que é óbvio, mas por incrível que pareça grande parte da humanidade não consegue manter este hábito. 

Seguindo esta regra, você enxergará o dinheiro como uma solução e não como um problema para a sua vida. Seu objetivo não é criar dívidas e sim ganhar juros!

Diferença entre avareza e frugalidade

Este é o conceito abordado com profundidade no livro “I WILL TEACH YOU TO BE RICH” de Ramit Sethi. A ideia é que você utilize o dinheiro com o que é mais importante para você e sem peso na consciência:

tabela com a diferença entre avareza e frugalidade

Como dividir os seus gastos?

tabela de Como dividir seus gastos

Conta bancária custo zero

O custo para ter uma conta bancária está cada vez mais baixo para todos. Com o surgimento das fintechs, ficou mais fácil abrir uma conta sem custos. Procure opções como esta para exercitar a sua frugalidade. Muitos bancos ainda oferecem contas universitárias sem custo para estudantes.

Investimentos via corretora independente

Na hora de realizar os seus investimentos, sugiro que você utilize uma corretora como a Guide Investimentos para ter acesso a investimentos melhores e mais baratos do que os existentes na rede bancária.

A plataforma da corretora permite que você aprenda mais sobre o funcionamento de cada investimento, além de oferecer assessores de investimento ao abrir sua conta. Sugiro que você comece pelos de renda fixa e estude bastante antes de se aventurar com ações e outros tipos de investimentos agressivos. Os assessores estão disponíveis para te ajudar a tomar as melhores decisões e tirar suas dúvidas.

Automatize sua aposentadoria

Sei que pensar no futuro é difícil quando você ganha pouco e é jovem, mas acredite no que falei no início deste artigo. Crie hábitos positivos o quanto antes. Para facilitar o seu trabalho, você tem a opção de automatizar o investimento para a sua Independência Financeira investindo em uma Previdência Privada (VGBL) com débito automático em conta. 

Você deixa o débito em conta programado para o dia em que o seu salário entrar e gerenciar o resto das suas finanças ficará mais fácil. Saiba como escolher o seu fundo.

Além de automatizar a sua aposentadoria, sugiro transferir o dinheiro voltado para objetivos, como viagens, para a corretora assim que recebê-lo. O dinheiro que sobrar na conta está liberado para os gastos do seu dia a dia e lazer, aproveite!

Thiago Guedes Thiago Guedes

Financial Advisor Sênior

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner.

285

relacionados

Bitnami