CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Como os jovens podem começar a investir?

9 de maio de 2018
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 2 min
Compartilhar

Desde antes de receber meu primeiro salário como estagiário, me interessei por achar formas para comprar o que eu desejava. Aprendi a lidar com dinheiro na prática. A falta de literatura para pessoas da minha idade também atrapalhou bastante, e esta é uma das razões para eu escrever este artigo para jovens e ajuda-los a entender como é possível começar a guardar dinheiro e investir ainda sendo um teenager. Acreditem em mim: o tema finanças é chato, mas o objetivo aqui não é falar para você deixar de aproveitar o seu dinheiro, e sim mostrar como você pode gastá-lo melhor.

Comece pelos seus hábitos

Se você está começando a receber os seus primeiros salários agora, esta é a melhor hora para criar hábitos positivos. Não deixe para começar depois. Mudar hábitos consolidados é muito difícil. 

Conheço poucas pessoas que conseguiram perder hábitos financeiros ruins. Comece agora!

Gaste menos do que você ganha

O ensinamento mais importante, e pouco comentado em artigos sobre finanças, é “gaste menos do que você ganha”. Ok, eu sei que é óbvio, mas por incrível que pareça grande parte da humanidade não consegue manter este hábito. 

Seguindo esta regra, você enxergará o dinheiro como uma solução e não como um problema para a sua vida. Seu objetivo não é criar dívidas e sim ganhar juros!

Diferença entre avareza e frugalidade

Este é o conceito abordado com profundidade no livro “I WILL TEACH YOU TO BE RICH” de Ramit Sethi. A ideia é que você utilize o dinheiro com o que é mais importante para você e sem peso na consciência:

tabela com a diferença entre avareza e frugalidade

Como dividir os seus gastos?

tabela de Como dividir seus gastos

Conta bancária custo zero

O custo para ter uma conta bancária está cada vez mais baixo para todos. Com o surgimento das fintechs, ficou mais fácil abrir uma conta sem custos. Procure opções como esta para exercitar a sua frugalidade. Muitos bancos ainda oferecem contas universitárias sem custo para estudantes.

Investimentos via corretora independente

Na hora de realizar os seus investimentos, sugiro que você utilize uma corretora como a Guide Investimentos para ter acesso a investimentos melhores e mais baratos do que os existentes na rede bancária.

A plataforma da corretora permite que você aprenda mais sobre o funcionamento de cada investimento, além de oferecer assessores de investimento ao abrir sua conta. Sugiro que você comece pelos de renda fixa e estude bastante antes de se aventurar com ações e outros tipos de investimentos agressivos. Os assessores estão disponíveis para te ajudar a tomar as melhores decisões e tirar suas dúvidas.

Automatize sua aposentadoria

Sei que pensar no futuro é difícil quando você ganha pouco e é jovem, mas acredite no que falei no início deste artigo. Crie hábitos positivos o quanto antes. Para facilitar o seu trabalho, você tem a opção de automatizar o investimento para a sua Independência Financeira investindo em uma Previdência Privada (VGBL) com débito automático em conta. 

Você deixa o débito em conta programado para o dia em que o seu salário entrar e gerenciar o resto das suas finanças ficará mais fácil. Saiba como escolher o seu fundo.

Além de automatizar a sua aposentadoria, sugiro transferir o dinheiro voltado para objetivos, como viagens, para a corretora assim que recebê-lo. O dinheiro que sobrar na conta está liberado para os gastos do seu dia a dia e lazer, aproveite!

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...