CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Cheque especial: novas regras, mas ainda um péssimo negócio

12 de julho de 2018
Tempo de leitura: 2 min
Compartilhar

Na última semana entraram em vigor as novas regras sobre o cheque especial. Basicamente, as regras tratam sobre uma maior proatividade por partes das instituições bancárias em avisarem seus clientes quando eles estiverem utilizando o cheque especial, sobre a apresentação mais clara do que é saldo do cliente e o que é limite do cheque especial e sobre novas condições de negociação para liquidação da dívida.

Achei bastante positivas as mudanças em relação a maior transparência das informações. Os bancos devem avisar aos clientes sempre que eles entrarem no cheque especial, além disso, a informação de qual o limite do cheque especial e qual o saldo real do cliente devem ser bem separadas. Ou seja, nada mais daquela informação, no mínimo esquisita, sobre saldo total que englobava o limite do cheque especial.

As regras de maior flexibilidade de negociação do saldo devedor, a princípio, parecem ser uma boa mudança. Especificamente a mudança que diz que o cliente pode negociar a qualquer momento condições mais vantajosas àquelas praticadas no cheque especial para quitar sua dívida, é uma boa notícia.

Mais mudança

Em caso de utilização ininterrupta pelo consumidor de mais de 15% do limite total disponível do “cheque especial” durante 30 dias consecutivos, e desde que o valor seja superior a R$ 200,00 no momento da oferta, a Instituição Financeira Signatária deverá oferecer, de forma proativa ao consumidor, alternativas de liquidação do saldo devedor, nos termos do artigo 2º.

Em um primeiro momento parece ser bom. Matematicamente é bom, claro, pagar menos juros. Confesso, no entanto, que do ponto de vista comportamental, acredito que essa mudança possa ser um tiro no pé para vários clientes já acostumados a utilizar o cheque especial.

Aquela pessoa indisciplinada financeiramente, que vive utilizando o cheque especial, agora tem um incentivo para continuar com seu péssimo hábito: juros menores.

Um ponto a ser pensado é: quão menores serão estes juros?

A taxa média de juros do cheque especial no Brasil, em maio, foi de 311,9% ao ano. A Selic está 6,5% ao ano. Não acredito em desconto tão vantajoso assim que vá derrubar a taxa praticada para valores racionais. Imagine um desconto de 50%. Ainda assim, estamos falando de uma taxa anual de mais de 150% ao ano.

É claro que as mudanças são bem-vindas, mas de forma alguma vão resolver o problema dos mais de 25 milhões de correntistas que utilizam o cheque especial. Resolver este problema passa pela educação financeira e, mais ainda, em mostrar claramente para elas como o cheque especial é um péssimo negócio.

Veja aqui as novas regras do cheque especial.

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...