CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

As 5 melhores lições sobre investimentos para aposentadoria

23 de março de 2017
Escrito por Hugo Paixão
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar

Este blog post na verdade é inspirado em outro post sobre o mesmo assunto de autoria de Paul Merriman, educador e planejador financeiro americano especializado no tema aposentadoria e fundador da Merriman Wealth Management além de autor de inúmeros livros sobre o assunto :

O artigo do Merriman é um pouco antigo,   foi publicado em 2013 e mais extenso do que esse meu, mas apesar da idade esse artigo possui lições que, ao meu ver, são eternas, decidi elencar e comentar aquelas cinco que considero mais interessantes para aquele leitor que deseja começar a se planejar de fato para aposentadoria.

Boa leitura!

Lição número 1: Ninguém sabe o futuro.

Nem eu, nem você, absolutamente ninguém consegue prever o futuro. No tocante ao mundo dos investimentos sempre desconfie dos gurus, experts que se afirmam tão seguros dos próximos eventos econômicos e acabam levando nossa confiança com sua fama. Seja bastante criterioso no momento acreditar na consequência financeira de qualquer evento, com o tempo você verá que aquelas previsões tão certas no passado acabam não se confirmando.

Lição número 2: Foque naquilo que você pode controlar

Como ninguém é capaz de prever o futuro, se atenha no presente em variáveis as quais você pode controlar. O que você pode controlar? Alguns exemplos são: gastos pessoais, incidência de impostos, custos de transação, diversificação de investimentos, seleção de classes de ativos. O restante, que muitas vezes algumas autoridades sobre o assunto investimentos acabam focando é o que chamamos de “barulho”.

Outras variáveis não técnicas ou necessariamente financeiras as quais é muito importante você controlar são: suas emoções, suas expectativas e principalmente sua disciplina.

Lição número 3: Não se deixe levar pela manada

A maioria dos investidores definitivamente não estão emocionalmente preparados para lidar com o vai e vem dos mercados financeiros.

As subidas e quedas dos preços nos mercados podem fazer com que você investidor se submeta aquilo que chamamos de efeito manda, ou seja, comprar aqueles ativos que estão em alta e vender o mais rapidamente possível aqueles em baixa, mas o que a maioria dos investidores não percebem é que essas são as piores horas possíveis para se comportar de acordo com a manada.

Duas lições práticas para evitar participar da manada:

1) certifique-se de que seus investimentos estão devidamente diversificados e que você está sendo assessorado por um planejador financeiro seguro.

2) não fique vulnerável a muitas notícias sobre finanças e não fique verificando constantemente suas posições financeiras, isso com certeza te deixará mais tranquilo levará você a não agir por impulso.

Lição número 4: Focar apenas na rentabilidade pode ser um grande engano

Muitas vezes vemos investidores focados quase que exclusivamente nas ótimas rentabilidades possíveis que um determinado investimento pode incorrer baseado na sua vida pregressa.

Mas na imensa maioria das vezes essa estratégia resulta em uma grande perda de tempo e energia.  Sugiro você pensar no oposto, foque no potencial perda que aquele investimento pode causar.

Por exemplo, uma ação em especial pode te encantar pela história da empresa, pelo perfil dos seus diretores e pelo desempenho ao longo de muitos anos na bolsa de valores, no entanto, apostar somente nela pode fazer com que você corra um risco que nenhuma história bonita, CEO de sucesso ou rentabilidade atrativa podem evitar.

Lição número 5: Invista na sua segurança

Acredite, investir na sua defesa é a chave do sucesso para investimentos de longo prazo, evite ao máximo a especulação ou a alta rentabilidade no curto-prazo, se preocupe em evitar as perdas, tanto do patrimônio que você guardou quanto dos ganhos que você teve ao longo dos anos.

É como dizem os especialistas em esportes coletivos: “bons atacantes podem ganhar um jogo, mas bons defensores ganham campeonatos”.

Qual lição devo tirar deste post?

A aposentadoria é um investimento de longo, eu diria, longuíssimo prazo na maioria das vezes, portanto as lições destacadas acima devem ter força de lei para qualquer investidor que almeja segurança, tranquilidade e prosperidade no caminho para a aposentadoria.

Quer uma ajuda para calcular a sua aposentadoria? Faça o download de nossa calculadora clicando no link abaixo:

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...