4 Passos para começar o seu Planejamento Sucessório

tags Iniciante

Um assunto que ainda é Tabu quando se fala em Planejamento Financeiro é a sucessão. O Planejamento Sucessório deveria ser discutido mais frequentemente. Possuímos uma estatística infalível de que 100% das pessoas vem a falecer algum dia.

Este Planejamento Sucessório é a parte de um serviço onde “preparamos o terreno” para quando ocorre este momento inesperado de extrema dor. Em maio de 2014, perdi meu pai para uma Pneumonia e sei o que é ter que pensar em finanças em um momento tão complicado. Por sorte, tudo já estava pronto, meu pai havia realizado a doação de seu patrimônio a algum tempo.

Portanto, se você quer saber como deixar seu dinheiro preparado para o momento de seu falecimento, siga os passos abaixo:

1 – Qual o seu patrimônio?
O primeiro passo para realizar o Planejamento Sucessório é saber qual é o patrimônio você possui. Após levantar todos os valores, você pode realizar o cálculo do dinheiro que será necessário para transferir a herança.

2 – Doação ou Herança?
Sabendo deste custo, você pode realizar a doação em vida, deixar os custos para seus herdeiros, ou adquirir algum produto financeiro para que eles tenham condição de arcar com os impostos.

3 – Como doar?
A doação pode ser feita com reserva de usufruto, onde o doador continua a ter direito sobre os rendimentos e a utilizar o imóvel até a sua morte (inclusive com cláusula de impenhorabilidade).

4 – Como preparar a Herança?
Você pode utilizar-se de instrumentos como o Seguro de Vida ou uma Previdência Privada, que cobrirão os custos após o falecimento, sem a necessidade de inventariar estes dois produtos. Os herdeiros recebem o valor para pagar o imposto em até uma semana.

Seguem as duas reportagens da Folha sobre o assunto para que você se aprofunde no tema:

Faça o download de nosso e-book e continue aprendendo sobre Planejamento Financeiro:

Thiago Guedes Thiago Guedes

Financial Advisor Sênior

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner. Twitter: @thiagokguedes Instagram: @thiagokguedes LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/thiago-k-guedes/

421

relacionados

Bitnami