CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: a volatilidade permanece

25 de junho de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar

Introdução: O dia não é favorável para ativos de risco. A volatilidade continua alta, e a bolsa globais recuam. De pano de fundo, os investidores reagem aos conflitos comerciais envolvendo os EUA e China. Aqui, no Brasil, o Ibovespa recua, em linha com os pares internacionais. O dólar têm ligeira baixa em meio a atuação do BC; e o CDS avança, também precificando esse clima menos positivo para ativos de riscos locais.


CENÁRIO EXTERNO: DIA DE VOLATILIDADE.

Mercados… As bolsas da Europa terminaram em tom mais negativo, assim como observado mais cedo. O índice Stoxx 600 encerrou em queda de 2%. Nos EUA, o movimento não é diferente, e as bolsas operam com viés negativo. Ao redor das 14h30, o índice Dow Jones e o S&P 500 recuavam mais de 2%. O dólar, que subia frente a seus principais pares pela manhã, já volta a recuar no início desta tarde. O dia é menos claro para ativos de risco, e com forte volatilidade. O índice VIX, um termômetro da aversão a risco, sobe mais de 30%.

Conflitos Comerciais… Os EUA estuda impor novas restrições comerciais à China. Falamos disto nos Mercados Hoje. O setor de tecnologia está entre os principais alvos de Trump. Não é à toa que o índice Nasdaq recua 2,5%. De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, empresas – isto é, com ao menos 25% de propriedade chinesa – deverão sofrer novas restrições para comprarem companhias norte-americanas com “tecnologia industrial significativa”. Conforme temos abordado em nossos últimos relatórios, a expectativa é que Trump intensifique tais medidas protecionistas.


BRASIL: MERCADOS REAGEM AO EXTERIOR.

Mercados… O Ibovespa mantém a queda no início desta tarde, em linha com os pares internacionais. O índice opera abaixo dos 71 mil pontos, e recua 0,1%, ao redor das 14h40. O dólar, embora ganhasse força ao longo do dia, tem ligeira queda frente ao real com a atuação do BC no mercado de câmbio. Os DIs acompanham o movimento e seguem com viés baixista, na contramão da pressão externa mais negativa. Já a percepção de risco, medida pelo CDS de 5 anos, tem leve alta, e opera por volta dos 266 pontos base.

Sobre o Ibovespa… Vale e os papéis de bancos estão entre os principais destaques de baixa nesta sessão. Com relação à mineradora, os papéis da Vale recuam em linha com à crescente tensão comercial global. Já os bancos reagem ao avanço do CDS Brasil. Na outra ponta, a Petrobras avança e limita as perdas do índice. A estatal ainda reage sobre a decisão do cartel da última 6ª feira (22). Falamos disto no Guide Empresas

Sobre a corrida eleitoral… Jair Bolsonaro, candidato a presidência pelo PSL, divulgou — em suas redes sociais — que participará de todos os debates eleitorais. O candidato reage aos comentários de que estaria fugindo das discussões ao vivo com seus concorrentes. “Não houve até o momento nenhum debate. Porque eu estou fugindo?”, questionou Bolsonaro à jornalistas. “Sobre debates da televisão, compareceremos a todos, sim”, acrescentou.

EUA e Brasil… As autoridades brasileiras se prepararam para as discussões com Mike Pence, vice-presidente dos EUA. Entre os temas a serem discutidos: (i) refugiados da Venezuela; e (ii) cooperação espacial – em especial, o compartilhamento da base militar de Alcântara, no Maranhão, para lançamento de foguetes americanos. Mais: também serão discutidas as medidas sobre importação de aço e alumínio, além da suspensão da compra de carne fresca do Brasil. Vale comentar: desde os conflitos em torno dos aumentos dos tributos de aços e alumínio, Temer busca um encontro com Trump.

 


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : -0,05%, aos 70.593 pontos;
    Real/Dólar: -0,29, cotado a R$3,774;
    Dólar Index: -0,26%, 94,272;
    DI Jan/21: -13 pontos base; 10,400%;
    S&P 500: +0,29%, aos 2.715 pontos.

    *Por volta das 14h58, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/2010, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...