CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: viagem (de ida) rumo a Curitiba

5 de abril de 2018
Escrito por Ignacio Crespo
Tempo de leitura: 7 min
Compartilhar

Introdução: O ambiente para ativos de risco, ao redor do mundo, segue favorável. Nos EUA, do lado macro, destaque para os pedidos de auxílio desemprego. No Brasil, mercados locais reagem de forma positiva à decisão do STF e, também, diante do quadro externo. O Ibovespa avança, e dólar recua, em linha com o esperado pela manhã. Ainda assim, vale destacar: as incertezas quanto à corrida eleitoral continuam. No front macro, destaque para os números da Anfavea.


CENÁRIO EXTERNO: DIA POSITIVO PARA AS BOLSAS GLOBAIS.

O “básico” dos mercados… Não mudou muito o ambiente em relação ao que comentamos mais cedo. Ativos de risco seguem apresentando um melhor desempenho. As bolsas de Europa e EUA mantêm o viés mais positivo, enquanto o dólar segue forte ao redor do mundo. Os juros dos títulos soberanos de Europa e EUA sobem. As commodities também operam no positivo. O brent oscila ao redor de US$69/barril.

Acordo de “paz”… O “tom” de maior otimismo dos mercados internacionais reflete o menor receio de uma “guerra comercial” envolvendo EUA e China. Falamos disto no Mercados Hoje . A expectativa é que ambos os países cheguem a um acordo bilateral. Afinal, vale notar: os republicanos como um todo tem bastante a perder caso as política protecionistas da Casa Branca causem transtornos – e efeitos negativos – em regiões que, nas últimas eleições presidenciais, votaram a favor de Donald Trump.

Fôlego para as techs… É neste contexto, de possível acordo entre Washington e Pequim, que os papéis das techs também avançam, e se recuperam das recentes baixas. Amazon avança 3%, Google tem alta de 1%, e Facebook sobe 2% (neste início de tarde). Por sinal, as ações do FB são destaque positivo na sessão.

Mais sobre o FB… Ainda ontem, a companhia informou que até 87 milhões de usuários foram utilizados de forma ilícita (até há pouco, falava-se em 50 milhões). Logo depois do comunicado, o FB anunciou novas restrições à conexão de aplicativos de terceiros e novas versões dos termos de uso e de sua política de privacidade. O mercado, ao que tudo indica, aprovou das medidas.

Agenda de hoje… Nos EUA, os pedidos de auxílio desemprego eram o destaque da agenda. Embora o nível seja o mais baixo dos últimos 45 anos, os da semana passada ficaram pouco acima do esperado: 242 mil, contra projeção de 225 mil. Seja como for, vale notar: o mercado de trabalho nos EUA está cada vez mais aquecido.


BRASIL: MERCADOS LOCAIS ACOMPANHAM EXTERIOR, E REAGEM AO STF.

Viagem de ida a Curitiba… A rejeição do HC do ex-presidente Lula pelo STF “faz preço” na sessão. A defesa de Lula deve apelar – novamente ao TRF-4, mas o resultado, na prática, não deve mudar. Até o final do mês (talvez início de maio), Lula pode ir preso. Neste contexto, previsões sobre a corrida eleitoral, com Lula na disputa, serão cada vez mais raras (para dizer o mínimo).

Na corrida pela presidência… A decisão do STF acirra ainda mais a corrida eleitoral deste ano. Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (REDE) e Ciro Gomes (PDT) seriam – até então – os maiores beneficiados com a ausência de Lula na disputa. A decisão também força o PT a encontrar ooutra alternativa para a candidatura do partido nas eleições (veja mais no Mercados Hoje).

A pesquisa CNI/Ibope… Ainda do lado político, tivemos a divulgação da pesquisa CNI/Ibope. Embora a avaliação sobre o governo Temer continue ruim (com 9% de aprovação dos entrevistados), vale ressaltar 2 pontos sobre a popularidade do presidente:

1. aumentou marginalmente no Nordeste (% de avaliações “ruim/péssimo” caiu de 84% para 77% entre dez/17 e mar/18, enquanto o “regular” subiu de 11% para 16%);

2. aumentou marginalmente entre a população com menor nível de renda, de até 1 salário mínimo (% de avaliações “ruim/péssimo” caiu de 79% para 72%, e avaliação “regular” subiu de 13% para 18%).

Mais… O noticiário parece ter melhorado um pouco nos últimos 3 meses para o governo (embora continue sendo bastante negativo, com 51% das notícias recentes tendo sido consideradas “desfavoráveis” pelos entrevistados).

Produção de veículos… Segundo a Anfavea, a produção de veículos leves, caminhões e ônibus foi de 267,5 mil unidades em março (+13,5% a/a e 25,3% m/m). As exportações também registraram uma alta de 2% ante fevereiro, atingindo 67,5 mil unidades. Como falamos mais cedo, “vemos uma recuperação lenta da atividade, mas esperamos que ganhe tração ao longo dos próximos meses”.

Mais sobre os mercados… O mercado recebeu com alívio a decisão do STF sobre o HC do ex-presidente Lula. O quadro externo positivo, e dia mais favorável para commodities, também são elementos que contribuem para os movimentos de hoje. Assim, o Ibovespa sobe, e DIs e dólar são pressionados para baixo. A percepção de risco-país, medida pelo CDS de 5 anos, também recua (oscila ao redor de 163 pontos base). Em relação à bolsa: destaque para os papéis de estatais. Foi puxado por Vale e Petrobras (os papéis que mais contribuíam, em pontos, para o índice).


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: +1,00%, aos 85.202 pontos;
    Real/Dólar: -0,31%, cotado a R$3,341;
    Dólar Index: +0,37%, 90,480;
    DI Jan/21: -09 pontos base; 8,030%;
    S&P 500: +0,28%, aos 2.652 pontos.

    *Por volta das 14h37, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...