CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: Uma virada Histórica

27 de julho de 2018
Escrito por Ignacio Crespo
Tempo de leitura: 7 min
Compartilhar

Introdução: As bolsas de NY operam em baixa, e o dólar perdeu fôlego nas últimas horas. O crescimento do PIB dos EUA no 2º tri acelerou, porém, menos do que o esperado. Balanços das empresas americanas seguem no radar. Twitter e Exxon Mobil decepcionam. No Brasil, ativos locais mantêm viés mais positivo (ao menos por enquanto). O Ibovespa tenta se sustentar próximo dos 80 mil pontos; e o dólar ao redor de R$3,70-3,75. Nos próximos dias, o front político seguirá no radar: quem serão os vices escolhidos?


CENÁRIO EXTERNO: PIB AMERICANO E BALANÇOS SÃO DESTAQUE.

O “básico” sobre os mercados… As bolsas da Europa e (a maioria da) Ásia fecharam a sessão com ganhos, ainda impulsionadas pela recente “trégua” no conflito comercial. Nos EUA, no entanto, o viés é mais negativo, em dia de divulgação de balanços (do setor Tech , entre outros) e leitura do PIB ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado. O índice NASDAQ recuava cerca de -1,3% por volta das 15h, horário de Brasília. Mercado de câmbio e commodities se mantêm mistos (mas vale destacar a perda de fôlego do dólar após a divulgação do PIB, por exemplo). O petróleo (brent) registra baixa de -0,5%, oscilando em torno de U$S 74/barril. Os juros das Treasuries têm viés baixista (10 anos ~2,95%). Já o índice VIX (que mede a volatilidade dos mercados), após iniciar o dia próximo à estabilidade, avança quase 15% nesta tarde.

Mais sobre os balanços americanos… Balanços com resultados divergentes deixaram os mercados acionários americanos sem direção clara nesta manhã. Mas foram perdendo fôlego com o passar do tempo, digerindo números das empresas e crescimento do PIB abaixo do esperado. Além da decepção com os números do Twitter, investidores dão destaque à Exxon Mobil. Nem o lucro recorde da Amazon, divulgado na tarde anterior, evitou a queda das bolsas em NY. O Twitter, ao redor das 15h, horário de Brasília, recuava quase 19%. O índice Dow Jones, menos exposto ao setor Tech, tem uma queda mais leve. Ainda assim, além da própria Exxon (-2,5%), ações da Apple (-2,6%) e Microsoft (-2,0%) contribuem para a sua queda. O índice Nasdaq, mais atrelado ao setor de tecnologia, é o que mais sofre hoje: recuava 1,3%.

Sobre o crescimento dos EUA… O ritmo de 4,1% no 2º tri (t/t, anualizado) marca uma “virada de importância histórica”, afirmou o presidente Trump. Economistas, no entanto, seguem céticos quanto à manutenção deste ritmo nos próximos trimestres. Trump acredita que as suas políticas – como o “America First” , que aumentam o protecionismo comercial – são responsáveis pela recuperação econômica.


BRASIL: ATIVOS TENTAM SUSTENTAÇÃO (APESAR DO EXTERIOR).

Sobre os mercados… Em linha com o viés que tínhamos pela manhã, os ativos locais têm boa performance até o momento (mesmo com a queda das ações nos EUA!). O dólar e parte importante dos DIs operam em baixa; enquanto o Ibovespa sustenta ganhos leves, não muito distante dos 80 mil pontos. Ainda assim, o índice acionário tem perdido forças nas últimas horas. Do lado positivo, estão as ações de Vale e Petrobras. No front negativo, destaque para as ações de Lojas Renner e Ambev.

Supremo, sob nova direção… O ministro Dias Toffoli toma posse como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em 13 de setembro. Sucederá Cármen Lúcia. Isto, no entanto, não implica em dias mais fáceis para o PT. Em comum acordo, junto com a atual presidente do STF, Toffoli quer montar a sua agenda de julgamentos até o final de setembro – algo que impediria a inclusão de novos temas antes à eleição, que possam beneficiar o ex-presidente Lula, por exemplo.

Uma visão diferente (de Lula)… Segundo o DRIVE (newsletter do portal Poder360), o ex-presidente analisa o quadro político “por uma lente que não mostra a ele a realidade completa”. Afinal, ainda acredita que conseguirá manter o seu nome e a sua foto na urna eletrônica até o dia da eleição, 7 de outubro. O “plano B” do PT ainda não está claro. O noticiário oscila entre Fernando Haddad e Jaques Wagner. O 1º ainda é o favorito.

Política, o novo “gatilho”… Os mercados têm se beneficiado das melhores expectativas – ao menos na margem – para o pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Afinal, a aliança com o “centrão” somada aos erros de outros candidatos à Presidência é algo que pode contribuir para a melhora nas pesquisas de intenção de votos. Vale notar: no mês, o Ibovespa acumula alta de pouco mais de 4,5%, e oscila por volta dos 80 mil pontos

Operações de crédito… Segundo dados divulgados hoje, o crédito sobre o PIB subiu de 46,7% em maio para 46,8% em junho. A participação dos bancos públicos, no entanto, voltou a cair: passou de 53,2% para 53,0%. Considerando o crédito PF, este aumentou 6,2%. O saldo PJ contraiu 3,1% a/a. Ambos os índices de inadimplência recuaram: o 1º passou de 3,6% para 3,5%; o 2º passou de 3,0% para 2,6%.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : +0,14%, aos 79.517 pontos;
    Real/Dólar: -0,69%, cotado a R$3,722;
    Dólar Index: -0,12%, 94,668;
    DI Jan/21: -02 pontos base; 8,91%;
    S&P 500: -0,80%, aos 2.813 pontos.

    *Por volta das 15h45, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    Julia Carrera Bludeni
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...