CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: Uma trégua pontual

8 de junho de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 7 min
Compartilhar

Introdução: O cenário internacional segue menos favorável para ativos de risco. Aqui, o dólar recua, após coletiva de Ilan. DIs mais longos também, em dia de percepção de risco país estável, segundo o CDS de 5 anos. A bolsa, em linha com o esperado, mantém viés mais negativo hoje. No front macro, destaque para o IPCA de maio, que veio acima do esperado. Hoje, às 15h, Mansueto Almeida, do Tesouro, dará coletiva sobre a atuação no mercado de títulos. Neste domingo (10), atenção ao Datafolha, que pode manter a política no centro dos holofotes.


CENÁRIO EXTERNO: DIA DE MAIOR AVERSÃO AO RISCO

O “básico” sobre os mercados… Aversão a risco continua alta no exterior. O índice VIX não está nas máximas do dia (~13,3 pontos), mas segue em elevação. As bolsas da Europa caminham para fechar no vermelho, enquanto as de NY operam próximas à estabilidade, mas com viés negativo. As commodities recuam, enquanto o dólar se valoriza. O petróleo (brent) opera na casa dos US$76/barril.

O G7… As atenções se voltam a reunião da cúpula do G7, que se encontra nesta 6ª feira, para discutir os recentes acordos comercias de Trump. Falamos disto no Mercados Hoje. O ambiente é de cautela. Trump, antes de embarcar, reforçou em seu Twitter que não deve ceder às vontades dos aliados.

“Estou indo para o Canadá e para o G-7 para conversas com relação ao comércio injusto praticado (há muito tempo) contra os Estados Unidos”, disse Trump em seu Twitter.


BRASIL: INFLAÇÃO SURPREENDE PARA CIMA; DÓLAR RECUA PÓS-BC.

Inflação acelera em maio… O IPCA de maio acelerou 0,40% frente a abril, acima dos 0,30% esperados. Em 12 meses, passou de 2,76% para 2,85%. No ano, acumula-se uma inflação de 1,33%. Os preços de alimentos, sobretudo in natura, além de combustíveis sofreram aumentos expressivos nos últimos dias de maio. Além disso, aumentou a energia elétrica (aumento já esperado), diante do acionamento da bandeira amarela em maio. Vale ressaltar: diante da falta de itens para a coleta de preços, o IBGE precisou alterar a metodologia, gerando maior dificuldade na previsão.

Mais sobre a inflação…  Em relação ao mês anterior, 4 dos 9 grupos apresentaram avanço, com destaque para Habitação (de 0,17% para 0,83%), Transportes (de 0,0% para 0,40%) e Alimentação e Bebidas (de 0,09% para 0,32%). Para o mês de junho, espera-se um IPCA ao redor de 1%, ainda sob os efeitos da greve dos caminhoneiros sobre alimentos e combustíveis. Estes efeitos devem fazer o IPCA de 2018 terminar mais próximo de 4,0% do que até há pouco esperávamos.

Como está o cenário político? Guide & Poder360…. Falamos pela manhã, mas voltamos a enfatizar a conversa que tivemos ontem com os jornalistas do Poder360, Fernando Rodrigues e Tales Faria. Direto de Brasília, comentaram o cenário político atual, e as perspectivas para o futuro das eleições. A conversa pode ser acompanhada aqui, em áudio. A política, certamente, será cada vez mais importante para mexer com os mercados locais

E os mercados locais? Em linha com o esperado, o viés para o Ibovespa segue sendo mais negativo. O exterior, como falamos anteriormente, volta a ser menos positivo para ativos de risco. Aqui, a fala do BC, ontem à noite, ajuda no desempenho do real, que recupera parte das perdas recentes. No mercado de juros, em dia de volatilidade, recuam os DIs mais longos. A percepção de risco país, medida pelo CDS de 5 anos, opera próximo à estabilidade, ao redor de 250 pontos base.

Um pouco sobre Ibovespa… O Ibovespa acentua a queda, e caminha para a 4ª baixa consecutiva. O índice oscila entre 71-72 mil pontos, próximo das 14h. Por aqui, o ambiente político repleto de incertezas, e o quadro externo menos positivo para ativos de risco, pressionam para baixo o índice doméstico. O dia mais negativo para as commodities também não contribui para limitar as quedas dos ativos de riscos locais.

As baixas… Entre as principais baixas figuram os papéis da BRF. A decisão do Ministério do Comércio da China de imposição de tarifas antidumping contra a importação de frangos do Brasil (por concorrência desleal) é algo que influencia nos movimentos dos papéis. Lembrando: a China representa mais de 10% do volume de frango exportado pela BRF. 

As altas… Smiles e Iguatemi são destaques de alta. A sessão é de recuperação. Ontem, ambos os papéis tiveram forte queda. Do lado positivo, destaque também para os papéis do setor de saúde, considerados mais resiliente em dias mais desafiadores para o Ibovespa. 

Pesquisas – e política – à frente… Neste domingo (10), esperamos a divulgação da pesquisa Datafolha, que dará novo panorama sobre as eleições de outubro. Assim, após a do DataPoder360, divulgada na noite da última 2ª, dia 4, será outro levantamento pós-greve dos caminhoneiros vira à tona. É possível que, dada a metodologia diferente destas pesquisas, Ciro Gomes (PDT) mostre um desempenho ligeiramente inferior ao do DataPoder360, enquanto Marina Silva (Rede) pode melhorar, no relativo. De qualquer forma, continuamos vendo que, adiante, a tendência é “extremos” se cristalizarem, e Alckmin (PSDB) estável – algo que tende a continuar no curtíssimo prazo. 

Um último ponto, sobre a “tabela de fretes”… Não há uma definição clara sobre como resolver o impasse. O governo parece arrependido de ter prometido tabelar o preço, e não sabe como recuar, e como agir a partir de agora. A equipe econômica é contra, e há um consenso de que este não é o caminho para resolver o problema.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : -1,60%, aos 72.669 pontos;
    Real/Dólar: -4,27%, cotado a R$3,741;
    Dólar Index: +0,17%, 93,591;
    DI Jan/21: +01 pontos base; 9,800%;
    S&P 500: +0,17%, aos 2.775 pontos.

    *Por volta das 13h54, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/2010, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...