CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: sem clareza

12 de março de 2018
Escrito por Ignacio Crespo
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar

Introdução: No exterior, as bolsas de EUA vão mostrando direções pouco claras, em dia de agenda fraca. O dólar e os juros das Treasuries recuam. Para o médio prazo, expectativa de alta de juros nos EUA, e de desregulamentação do sistema financeira por lá, agitam os mercados. No Brasil, mercados sem direções muito claras são o reflexo do exterior.


CENÁRIO EXTERNO: DIA DE AGENDA FRACA.

O “básico” dos mercados… As bolsas da Europa fecharam em alta. O índice Stoxx 600 fechou com alta de 0,25%, e ainda acumula queda de 2,56% no ano (performance em euros). Em dólares, o índice está no zero a zero. Nos EUA, as bolsas operam sem direções claras. Commodities ainda operam com viés baixista. O barril do brent, por exemplo, oscila na casa dos US$64. O dólar e os juros das Treasuries operam em baixa.

Desregulamentação do sistema financeiro… Em curso, está o plano para revisar a regulação financeira, imposta de forma mais rígida desde 2010. Em sua maioria, à frente desta bandeira, estão os republicanos, embora o apoio democrata pareça ser, ao menos até aqui, suficiente para tirar tais medidas do papel. Embora estas medidas possam aumentar o risco no médio/longo prazo, acreditamos que possam dar maior ânimo ao setor financeiro à frente.

Mais inovador: China ou EUA? China ou EUA? Um interessante post no blog do Fed de St. Louis foi divulgado hoje. Ao relacionar o percentual do PIB utilizado para investir em P&D, percebe-se que os EUA ainda estão à frente, embora a China a esteja alcançado rapidamente. Quando o quesito é “número de patentes” solicitadas – embora tenda a ser correlacionada com a 1ª variável –, a China lidera os EUA. Os críticos argumentam que a qualidade destas deveria ser levada em conta; e que o governo teve papel importante em incentivar a atividade.


BRASIL: “CENTRO” AINDA É DÚVIDA; MERCADOS LOCAIS SEM DIREÇÕES MUITO CLARAS.

Corrida eleitoral: a dúvida do “centro”… Como falamos pela manhã, a falta de definição dos candidatos do chamado “centro” é algo que contribui para manter o nível de incerteza alto por aqui. Meirelles, em entrevista, afirmou uma união em torno de uma única candidatura de “dentro” poderia ser vista como “artificial”. Tem, como temos dito, até o dia 7 de abril para definir a sua situação.

Mercados… A percepção de risco país (CDS de 5 anos) recua mais de 1%, ao redor de 144 pontos base. Sem direções claras vindas do exterior (dia fraco em termos de agenda dos EUA), ativos locais perdem seus “gatilhos”. O Ibovespa, ainda assim, mostra resiliência. O real tem alguma depreciação; os DIs mais curto ainda têm viés baixista, enquanto os mais longos seguem próximos à estabilidade.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: +0,51%, aos 86.811 pontos;
    Real/Dólar: +0,13%, cotado a R$3,259;
    Dólar Index: -0,21%, 89,908;
    DI Jan/21: : -01 pontos base; 8,240%;
    S&P 500: -0,12%, aos 2.783pontos;

    *Por volta das 15h57, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...