CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: recuperando as perdas…

26 de junho de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 6 min
Compartilhar

Introdução: No exterior, o clima de menor aversão a risco continua. Investidores continuam atentos às discussões comerciais envolvendo Trump e digerem os dados de atividade norte americanas. O dólar ganha forças no exterior; e as commodities seguem em alta. No Brasil, o Ibovespa mantém volatilidade e oscila próximo dos 71 mil pontos. O dólar avança, enquanto os DIs e percepção de risco país recuam, em linha com o quadro favorável no exterior. Por aqui, o mercado digere as pesquisas eleitorais.


CENÁRIO EXTERNO: CLIMA DE MENOR AVERSÃO A RISCO CONTINUA.

Mercados… As bolsas da Europa mantém viés mais positivo nesta sessão, enquanto as bolsas de NY recuperam as perdas da última sessão. Ao redor das 15h, horário de Brasília, o índice S&P 500 subia 0,5%. O dólar ganha forças frente a seus principais pares; e os juros das Treasuries tem ligeira alta (juros de 10 anos ao redor de 2,88%). O petróleo (brent) sobe mais de 1%, cotado na casa dos US$76/barril. O índice VIX, um termômetro da aversão a risco, recua 10%. Em suma: o quadro é de menor percepção de risco no exterior.

Sobre a imigração… A Câmara dos Deputados dos EUA irá votar, nesta 4ª feira (27), o projeto de lei que proíbe a separação de crianças imigrantes de seus pais na fronteira do país norte americano. A notícia foi confirmada por Paul Ryan, presidente da Câmara. Lembrando: Trump vinha enfrentando algumas resistências — pelos próprios americanos — com relação a sua política destinada a imigração ilegal.

 “Nós abordamos o tema no projeto de lei que vamos levar a plenário na quarta-feira. Deixamos claro que queremos manter as famílias juntas e que queremos proteger a fronteira”, disse Paul Ryan.

Sobre os conflitos comerciais… Trump voltou a ameaçar elevar os tributos da fabricante de motos Harley-Davidson. Isto, porque, ainda ontem, a Harley Davidson anunciou que planejava transferir parte de sua produção para fora dos EUA para reduzir os impactos das tarifas mais elevadas impostas recentemente pela UE. Segundo Trump, o anúncio foi uma “desculpa” para a Harley retirar sua produção de solo americano. “A Harley deve saber que não poderá voltar a vender nos EUA sem pagar um grande imposto!”, disse Trump no Twitter.

Na agenda de hoje: dados mistos… Os dados de confiança do consumidor eram destaques da sessão: recuou de 128,8 pontos em maio para 126,4 pontos em junho. O número veio também abaixo das expectativas, de 128,0 pontos. Por outro lado, o índice de atividade do Fed de Richmond avançou de 16 pontos em maio para 20 pontos em junho, acima dos 15 pontos esperados pelo consenso.


BRASIL: IBOVESPA SEGUEM COM VIÉS BAIXISTA; ENQUANTO DÓLAR AVANÇAM.

Mercados… O Ibovespa segue volátil, mas mantém o viés baixista. O índice oscila perto dos 71 mil pontos. O dólar voltou a acelerar, e sobe, em linha com o cenário externo, apesar das atuações do BC no mercado de câmbio nestes últimos dias. Os DIs, por outro lado, recuam, após a ata do Copom reforçar o comunicado do encontro. Por fim, o CDS de 5 anos também recua, e oscila em torno de 262 pontos base, acompanhando o quadro externo, ligeiramente mais favorável.

Sobre o Ibovespa… Entre os destaques positivos figuram os papéis da Vale e Petrobras, em linha com a valorização das commodities nos mercados internacionais. Vale, em especial, conta com fluxo de notícias positivo (veja mais no Guide Empresas). Na outra ponta, bancos pressionam Ibovespa.

Sobre as pesquisas eleitorais… O mercado digere a Pesquisa DataPoder360, em MG. Falamos disto no Mercados Hoje. A notícia é positiva para o PSDB, que contou com o tucano Antonio Anastasia liderando as intenções dos votos (27%). Agora, o desafio do partido é repassar tais votos à Geraldo Alckmin, pré candidato a presidência pelo PSDB.

Correndo atrás do eleitorado… Minas Gerais tem o 2º maior contingente eleitoral do país: conta com 15.706.106 eleitores. São Paulo, o 1º, detém 33.037.166 eleitores. Juntos, paulistas e mineiros representam 33% dos eleitores do país. A região é estratégica. A grande dificuldade do PSDB, no momento, é o Jair Bolsonaro, candidato do PSL. Bolsonaro segue em 1º lugar em São Paulo e em Minas Gerais.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : -0,14%, aos 70.853 pontos;
    Real/Dólar: +0,45%, cotado a R$3,791;
    Dólar Index: +0,43%, 94,699;
    DI Jan/21: -17 pontos base; 9,370%;
    S&P 500: +0,45%, aos 2.729 pontos.

    *Por volta das 14h58, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/2010, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...