CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: Os novos donos

4 de junho de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 6 min
Compartilhar

Introdução: No exterior, segue o clima mais positivo para os ativos de risco. As bolsas da Europa fecharam em alta, e as bolsas de NY avançam, em meio ao menor risco político na Itália. O dólar segue mais fraco lá fora, e as commodities recuam. No Brasil: o Ibovespa avança mais um dia, e opera acima dos 78 mil pontos. O real opera em ligeira alta, e os DIs seguem sem direções claras, em linha com o quadro externo positivo que esperávamos pela manhã.


CENÁRIO EXTERNO: DIA MAIS POSITIVO PARA ATIVOS DE RISCO.

Mercados… As bolsas de Europa e EUA mantêm o viés mais positivo. O menor risco político na Itália, que consolidou um novo governo após semanas de negociações, e a agenda mais esvaziada do “lado” macro dão fôlego para os ativos de risco no exterior. O dólar segue em ligeira baixa, mas os juros dos títulos soberanos dos EUA ainda sobem. Os papéis de 10 anos, por exemplo, oscilam ao redor de 2,92%. As commodities, por outro lado, operam com viés mais negativo. O brent oscila acima próximo US$75-76/barril. Investidores permanecem cautelosos dias antes da reunião da Opep.

Nos EUA… Na agenda de hoje, as encomendas à indústria de abril eram destaques. Os números, entretanto, não “surpreenderam”. Recuaram 1,6% m/m em abril, ligeiramente acima dos 1,7% m/m esperados pelo consenso Bloomberg. Por ora, as atenções se voltam para os dados do setor de serviços (na 3ª, o PMI; na 4ª, o ISM).


BRASIL: IBOVESPA AVANÇA; ADVENT COMPRA WALMART BRASIL.

Mercados… O Ibovespa sobe, em linha com o esperado, puxado pelas ações de Petrobras, Itaú e Suzano. Do lado negativo, os papéis da Vale, em dia de baixa para o minério de ferro, são destaques. O dólar opera em ligeira queda, seguindo o movimento do exterior. Os DIs operam sem direções claras. Enquanto os juros futuros mais curtos recuam, os mais longos apresentam pressões altistas. A percepção de risco país, medida pelo CDS de 5 anos, recuam, e operam ao redor de 234 pontos base. Em suma: o viés permanece positivo para ativos de riscos domésticos.

Petrobras… Os papéis preferenciais da estatal avançavam mais de 7%, por volta das 14h, horário de Brasília. O mercado reflete — de forma positiva — a indicação de Ivan Monteiro como novo CEO da Petrobras. Falamos disto no Guide Empresas . O desafio de Monteiro será recuperar a credibilidade do mercado e dar prosseguimento no Plano Estratégico da estatal. Para o curto prazo, mantemos cautela com a estatal. O receio de interferência do governo na nova política de preços da Petrobras é o principal risco de investimento na Companhia. Isto, porquê o atual modelo de precificação é essencial para a rentabilidade da estatal.

O novo dono… Nesta manhã, o fundo de private equity Advent confirmou a compra de 80% das operações do Walmart no Brasil. Os termos do acordo não foram revelados. Entretanto, o fundo deverá reestruturar as operações da varejista no Brasil, e pode pressionar ainda mais a concorrência (em especial nos negócios de “atacarejos”). A expectativa é que o Advent adote uma estratégia comercial mais assertiva, e melhore a rentabilidade do Walmart Brasil.

PSDB & Rede? Segundo o Drive, FHC tem pressionado membros do partido a se unirem com Mariana Silva, pré-candidata da Rede. Esta seria, na visão de FHC, a única chance de vitória — de partidos “progressistas” — nas eleições de outubro. Quem tiver mais possibilidade de vencer encabeçaria a chapa. Em nossa visão, a união ainda estaria distante. Ambos os candidatos ainda acreditam em uma vitória nas eleições de 2018.

Mais pesquisas… Ainda hoje será divulgado a pesquisa eleitoral do DataPoder360. Foram 10.500 entrevistados em 349 cidades. A margem de erro é de apenas 1,8 ponto percentual. Mais: será possível analisar os votos por sexo, idade, renda, região do país e nível de escolaridade. Vamos acompanhar…


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : +1,40%, aos 78.320 pontos;
    Real/Dólar: -0,91%, cotado a R$3,731;
    Dólar Index: -0,12%, 94,042;
    DI Jan/21: -06 pontos base; 8,750%;
    S&P 500: +0,44%, aos 2.747 pontos.

    *Por volta das 14h45, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/2010, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...