CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: o vírus de Wall Street

12 de abril de 2018
Escrito por Ignacio Crespo
Tempo de leitura: 6 min
Compartilhar

Introdução: O exterior segue ligeiramente mais favorável para ativos de risco, embora continue no radar a relação EUA-Rússia-Síria, e os receios comerciais envolvendo EUA e China. O dólar segue mais forte lá fora. As bolsas dos EUA sobem. Aqui, no Brasil, dados fracos do varejo fazem preço no mercado de juros. A CNI projeta crescimento de 2,6% neste ano do PIB, abaixo dos 2,8% esperados pelo mercado como um todo. Guardia, da Fazenda, fala que possível mudança de meta de inflação não partiu dos membros do CMN.


CENÁRIO EXTERNO: VOLATILIDADE MAIS BAIXA HOJE.

Sobre os mercados… As bolsas da Europa conseguiram se recuperar, após sessão fraca na Ásia. Nos EUA, S&P 500 e Dow Jones sobem, em dia de menor aversão a risco e fortalecimento do dólar. O ambiente para a tomada de risco melhorou na margem nas últimas horas (o índice VIX recua ao redor de 8%), mas questões geopolíticas (EUA-Rússia-Síria) e comerciais (EUA-China) seguem no radar dos investidores. Vale, portanto, a cautela. Artigo do Financial Times se faz uma pergunta interessante (considerando recentes eventos): “Como o vírus da volatilidade infectou Wall Street?”.


BRASIL: MERCADOS REAGEM A VAREJO MAIS FRACO.

Sobre os mercados… Os juros futuros recuam, após o IBGE divulgar dados do varejo abaixo do esperado pelo mercado. Ao redor das 13h30, o DI para jan/21 recuava 8 pontos base, em 8,00%. O dólar, que começou o dia em baixa, volta a subir. Oscila ao redor de R$3,38. Por fim, o Ibovespa mostra direção menos clara, e oscila ao redor dos 85,290 mil pontos.

Sobre o varejo… As vendas no varejo de fevereiro vieram abaixo do esperado. Frente a janeiro, as vendas recuaram 0,2%, contra expectativa de crescimento de 0,7%. Na comparação com fev/17, cresceram 1,3%, abaixo dos 3,5% esperados. Desta forma, no ano, o varejo acumula alta de 2,3% e, em 12 meses, cresce 2,8%. Embora mais fracos do que o antecipado, acreditamos que o varejo segue numa tendência de melhora…

E agora? Neste contexto, é possível que o mercado siga revisando as projeções do PIB de 2018 para baixo. Hoje, a mediana aponta para um crescimento de 2,80%. O governo ainda prevê 3,00%. A CNI, em relatório , reportou que prevê 2,6%. Para 2019, o mercado, segundo o Boletim Focus, ainda prevê +3,00%.

Lava Jato nas ruas… Agentes da PF e do MPF estão nas ruas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, para cumprir 10 mandados de prisão contra suspeitos de fraudar os fundos de pensão Postalis e Serpros. Este é um desdobramento da Lava Jato no Rio.

Sobre as pesquisas eleitorais… Já falamos pela manhã mas, diante da possível repercussão sobre os mercados, vale ressaltar: nos próximos dias, saem pesquisas Datafolha (domingo, dia 15) e Vox Populi (3ª, dia 17), referindo-se à corrida ao Planalto. As datas de divulgações foram reportadas no registro no TSE.

Com Barbosa, sem Rebelo… O ex-ministro da Defesa, Esportes e Relações Institucionais nos governos de Lula e Dilma, Aldo Rebelo anunciou que vai se afastar do PSB devido à filiação do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa. Mas afirmou que continuará apoiando projetos regionais, como a candidatura de Márcio França ao governo de SP, por exemplo.

Mudança de meta é apenas especulação… Segundo notícia do Broadcast, a possibilidade de mudança da meta de inflação para 2021, de 4,00% para 3,75%, estaria equivocada. Aliás, Eduardo Guardia, o ministro da Fazenda, afirmou que não saiu do CMN. Como falamos pela manhã, esta possibilidade havia sido ventilada no jornal O Globo de hoje.

Sobre o caso-Eletrobrás… Ao contrário daquilo que reportamos pela manhã – e que vinha sendo ventilado na mídia –, o decreto para incluir a Eletrobrás no Programa de Desestatização Nacional não foi publicado hoje no Diário Oficial da União. O Planalto afirmou que não há data para isto. Aliás, vale o registro: contrários à privatização, sindicalistas convocaram greve geral dos funcionários em todos os estados onde há atuação da empresa.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: +0,17%, aos 85.394 pontos;
    Real/Dólar: +0,36%, cotado a R$3,387;
    Dólar Index: 0,25%, 89,791;
    DI Jan/21: -09 pontos base; 8,000%;
    S&P 500: +1,07%, aos 2.674 pontos.

    *Por volta das 14h03, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...