CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: O “tal” do julgamento

4 de abril de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 7 min
Compartilhar

Introdução: As bolsas da Europa fecharam com viés negativo, e os mercados americanos também operam em baixa. O dólar tenta se recuperar lá fora, mas segue “fraco”; enquanto commodities tem dia mais negativo. Lá fora, investidores acompanham os impasses envolvendo as políticas protecionistas de Trump e China. No Brasil, Ibovespa recua, enquanto o dólar e DIs operam com pressões altistas. Os agentes de mercado acompanham o julgamento do HC do Lula pelo STF.


CENÁRIO EXTERNO: TENSÕES COMERCIAIS NO RADAR.

O “básico” dos mercados… As bolsas da Europa encerraram o dia com viés negativo, em sua maioria. O índice Stoxx 600, por exemplo, recuou 0,5%; mas as bolsas de Reino Unido (FTSE) fecharam próximos da estabilidade. Nos EUA, o dia também não é dos mais favoráveis. Dow Jones e S&P 500 recuam. O dólar ensaia alguma melhora frente aos seus principais pares, mas ainda opera em baixa, ao redor das 15h. As commodities, neste contexto, também têm dia mais negativo, embora ouro avance (investidores buscam maior proteção nesta sessão).

Negócios da China… Por trás destes movimentos está o anúncio da China de sobretaxar mais de 1,3 mil produtos chineses importados pelos EUA (confira mais no Mercados Hoje). O receio dos investidores é com relação à uma “guerra” comercial que estas medidas protecionistas podem desencadear. A princípio, o cenário mais provável é de uma negociação bilateral entre EUA e China. Mais cedo, Wilbur Ross, secretário do Comércio americano, em entrevista à rede CNBC, usou um tom mais “leve”, sinalizando que díalogos são possíveis entre ambos os países.

Mercado de trabalho americano… Segundo dados do ADP, foram criados 241 mil empregos formais em março, após 235 mil de fevereiro. O mercado esperava 210 mil, segundo consenso da Bloomberg. A média dos últimos 12 meses está em 192 mil. No ano, a média está em 243 mil.

O “pleno emprego”… Estes números sinalizam para um mercado de trabalho mais aquecido no último mês. Ao que tudo indica, os EUA já estão atingindo o “pleno emprego”, algo que tende a puxar a inflação americana para cima no médio prazo. As perspectivas, no curto prazo, para o país ainda seguem positiva, diante de crescimento forte da economia. As atenções se voltam ao Relatório de Empregos, que será divulgado na 6ª, dia 6.


BRASIL: IBOVESPA NO VERMELHO; DÓLAR E DIS AVANÇAM.

O “básico” dos mercados… O Ibovespa recua, em linha com o esperado, pressionado pelas ações de Vale, Petrobras e bancos. Considerando os setores dentro do índice, o destaque positivo fica com Telecomunicações – dada a resiliência da indústria. O dólar e DIs são pressionados para cima. A percepção de risco país, medida pelo CDS de 5 anos, avança mais de 1%, ao redor de 167 pontos base. Investidores aguardam o julgamento do HC do ex presidente Lula no STF.

O “tal” do julgamento… Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomam nesta tarde o julgamento do Lula. A expectativa fica por conta do voto de Rosa Weber – cujo voto tem sido apontado como decisivo neste caso. Háainda receio quanto ao placar da votação. Falamos disto no MH “apurações apontam para uma vitória de Lula, por 6×5 – cenário que, desde ontem pela manhã, temos traçado em nossos relatórios”.

Manifestações à vista… A Esplanada dos Ministérios recebe diversos manifestantes, seja a favor ou contra a prisão do ex presidente Lula. A Polícia Militar de Brasília espera cerca de 20 mil pessoas nos atos desta 4ª. As manifestações começaram as 12h.

O “tal” do julgamento… Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomam nesta tarde o julgamento do Lula. A expectativa fica por conta do voto de Rosa Weber – cujo voto tem sido apontado como decisivo neste caso. Háainda receio quanto ao placar da votação. Falamos disto no MH “apurações apontam para uma vitória de Lula, por 6×5 – cenário que, desde ontem pela manhã, temos traçado em nossos relatórios”.

Manifestações à vista… A Esplanada dos Ministérios recebe diversos manifestantes, seja a favor ou contra a prisão do ex presidente Lula. A Polícia Militar de Brasília espera cerca de 20 mil pessoas nos atos desta 4ª. As manifestações começaram as 12h.

E a corrida eleitoral… Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, disse nesta 4ª feira (04) que não deixará o cargo para a disputa das eleições. Assim, o PSD apoiará João Doria para o governo de São Paulo. Mais: o PSD deve oferecer Alda Marco Antônio como candidata a vice da chapa. Lembrando: Alda foi vice-prefeita de São Paulo quando Gilberto Kassab comandava a cidade paulista.

Até a próxima… Meirelles foi convidado por Ilan Goldfanj, presidente do BC, para um almoço com assessores. Esse foi o último encontro de Meirelles como minsitro da Fazenda. Afinal, Meirelles será substituído por seu atual secretário-executivo, Eduardo Guardia. Sobre o encontro? Discutiram a manutenção da política econômica.

Em suma: o dia segue negativo para ativos de riscos locais, conforme comentamos mais cedo. Lá fora, os movimentos são reflexos das tensões comerciais envolvendo às políticas protecionistas de Trump e China. Por aqui, seguimos atentos ao julgamento do STF e noticiário envolvendo as eleições. Os ativos locais podem – e devem – continuar a oscilar nos próximos dias.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: -1,01%, aos 83.771 pontos;
    Real/Dólar: -0,18%, cotado a R$3,351;
    Dólar Index: +0,11%, 90,107;
    DI Jan/21: +03 pontos base; 8,110%;
    S&P 500: -0,30%, aos 2.606 pontos.

    *Por volta das 14h43, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...