CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: O dólar e o barril

9 de maio de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 6 min
Compartilhar

Introdução: No exterior, o cenário ainda é positivo para os ativos de risco. As bolsas da Europa encerraram a sessão em alta, e as bolsas de NY também avançam. Lá fora, investidores digerem a decisão de Trump, envolvendo o acordo nuclear com Irã. Já o dólar segue mais fraco frente aos seus principais pares. Por aqui, o Ibovespa, dólar e DIs – mais longos – sobem.


CENÁRIO EXTERNO: MERCADOS COM GANHOS.

Sobre os mercados… As bolsas globais aceleram os ganhos no início desta tarde. Os mercados – não só da Europa, mas também dos EUA -, operam em alta. O dólar ainda “em trégua” frente às principais moedas do G-10, e o petróleo permanece firme no campo positivo. O barril avança mais de 2%, cotado acima dos US$77/barril. Os juros das Treasuries avançam (10 anos ao redor de 3%).

As razões do barril… O setor de energia é destaque positivo nesta sessão, em linha com a forte valorização do petróleo. Afinal, investidores refletem a decisão de Trump, que retirou os EUA do acordo nuclear com o Irã. Falamos disto no Mercados Hoje . Donald deve impor maiores sanções ao país persa, algo que deve restringir a oferta do petróleo. Mais: os papéis ligados ao setor de energia aceleraram as altas após relatório do Departamento de Energia (DoE). O comunicado divulgou queda nos estoques de petróleo, gasolina e de destilados, acima do esperado. Em NY, Chevron e ExxonMobil tinham alta acima de 2%.

E suas consequências… Os papéis ligados ao setor financeiro também são destaques positivos nas bolsas americanas. Atingiram suas máximas nesta tarde. O motivo? A “culpa” também é do barril. Afinal, essa forte valorização dos preços do petróleo podem acelerar ainda mais a inflação americana, e consequentemente, provocar uma alta mais acelerada dos juros dos EUA neste ano.


BRASIL: IBOVESPA AVANÇA, E VOLTA A OPERAR ACIMA DOS 84 MIL.

Mercados… O Ibovespa, puxado pelo melhor momento no exterior, sobe, e volta a operar acima dos 84 mil pontos. O índice é impulsionado pelas ações de Petrobras, Vale e Suzano.

Um pouco mais sobre a bolsa: altas… Entre as altas, vale comentar sobre os papéis da Petrobrás. Próximo das 15h, os papéis ordinários avançam ao redor de 10%. Já os preferenciais tem alta de 6%. A forte valorização do petróleo impulsiona as ações do setor.

Um pouco mais sobre a bolsa: baixas… Entre as baixas destaque para os papéis da Tim. Os números do 1º tri vieram em linha com o mercado. Ainda assim, reportando uma forte performance operacional (veja mais no Guide Empresas). A pressão de baixa ocorre após teleconferência da companhia. Investidores ficaram surpresos com o anúncio da Tim que a empresa deve pagar royalties pelo licenciamento do uso da marca. Mesmo assim, destacamos: a reação é exagerada no mercado.

Relógio está girando… Há 9 medidas provisórias – já em tramitação na Câmara – que perdem validade até o próximo 1º de junho. Dessas, 7 estão prontas para votação em plenário; e 2 seguem travadas nas comissões especiais. Uma delas é a MP 814, que inclui mudanças no setor elétrico decisivas para a privatização da Eletrobras. Ainda assim, é bem difícil que o governo consiga marcar as votações. Afinal, são “apenas” 21 dias até a data final. Vamos acompanhar…

Reflexos do Ilan – parte I… Enquanto isso, o real continua a se depreciar frente ao dólar. O movimento é reflexo da entrevista de Ilan, presidente do BC, à Globo News. Comentamos disto no Mercados Hoje. No curto prazo, não vemos pressões baixistas para o câmbio, pressionados pelo quadro eleitoral ainda incerto e ambiente externo menos favorável para emergentes.

Reflexos do Ilan – parte II… As falas de Ilan também influenciam no mercado de juros. Os DIs mais curtos seguem recuando, após sinalização de Ilan para novos cortes na Selic. Já os DIs mais longos têm ligeira alta. Por fim, a percepção de risco país, medida pelo CDS de 5 anos, também recua (oscila ao redor de 197 pontos base).


Sobre as oscilações do pregão:

Ibovespa: : +1,38%, aos 84.101 pontos;
Real/Dólar: +1,06%, cotado a R$3,601;
Dólar Index: -0,09%, 93,038;
DI Jan/21: +13 pontos base; 8,420%;
S&P 500: +0,98%, aos 2.698 pontos.

*Por volta das 14h49, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Ignácio Crespo
[email protected]

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...