CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: O dia D

20 de abril de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar

Introdução: As bolsas da Europa fecharam com viés positivo, e os mercados americanos passam por mais uma realização. O dólar permanece lá fora, diante da expectativa de juros dos EUA mais alta; enquanto commodities seguem mistas. No Brasil, Ibovespa recua, e opera próximo dos 85 mil pontos. Do lado político, investidores atentos ao fluxo de notícias envolvendo as eleições. Do lado macro, IPCA-15 é destaque.


CENÁRIO EXTERNO: DIA MENOS FAVORÁVEL.

O “básico” dos mercados… As bolsas europeias perderam forças ao longo do dia, mas ainda assim, encerram a sessão em alta, em sua maioria. O índice Stoxx 600, por exemplo, ficou próximo à estabilidade; mas as bolsas de Reino Unido (FTSE) e Espanha (IBEX) fecharam com ganhos. Nos EUA, Dow Jones e S&P 500 recuam. Em dia de agenda mais fraca, as atenções se voltam aos balanços das empresas.

Mais dos mercados… O dólar permanece firme frente aos seus principais pares. É neste contexto de uma economia americana mais forte – e, assim, perspectivas de aumento de inflação em meio a um mercado de trabalho em “pleno” emprego – que o mercado começa a precificar um Fed mais hackwish. Ou seja: começa a ganhar força uma 4ª elevação nos juros americanos. E, portanto, esse movimento deve permanecer nas próximas semanas…

Barril concentra as atenções… As commodities perderam forças ao longo do dia, e têm dia misto. O barril do brent , em especial, recua e segue pouco abaixo dos US$ 74/barril. A expectativa fica por conta da reunião da Opep, na Arábia Saudita, que decidem sobre o acordo de corte na oferta da commodity. Falamos disto no Mercados Hoje. Em resposta a Trump, o ministro do Petróleo saudita, Khalid al-Falih, disse que “os mercados é que determinam os preços”. Mais: disse que os cortes na oferta da Opep estariam “longe de terminar”. Isto é algo que impõe cautela para os investidores, que voltam a especular sobre o rumo das cotações da commodity.


BRASIL: IBOVESPA RECUA, E OSCILA PRÓXIMO DOS 85 MIL PONTOS.

Mercados… O Ibovespa opera em queda, desde a abertura do pregão. Ao redor das 15h, horário de Brasília, o índice recuava próximo de 0,5%, interrompendo sua sequencia de 3 altas. O mau humor do exterior e o desempenho mais fraco das commodities são fatores que pressionam os ativos locais para baixo. Como temos ressaltado nos últimos relatórios, seguimos ainda influenciados pelo quadro internacional…

Destaques do índice… Natura é destaque positivo na sessão após Companhia anunciar novas projeções de receita e Ebitda para os próximos anos. Números bem positivos, por sinal. Na outra ponta, Usiminas recua após números do 1º tri (veja mais no Guide Empresas).

O dia D… Segundo o Drive, o prazo para Geraldo Alckmin (PSDB-SP) se firmar como candidato à presidência é 15 de junho. Ou seja: o tucano precisa demonstrar ao partido que é competitivo para ganhar as eleições. Caso contrário, surgirão “novas possibilidades”.

Inflação ainda fraca… O destaque, do lado macro, era o IPCA-15 de abril. Segundo o IBGE, a inflação acelerou 0,21%, abaixo dos 0,25% esperados pelo mercado; e, em 12 meses, permaneceu em 2,80%. Saúde e Cuidados Pessoais contribuíram para manter a inflação em baixa.

Mais sobre os mercados… Em linha com aquilo que esperávamos pela manhã, dólar e a percepção de risco país, medida pelo CDS de 5 anos vinham apresentando um viés altista. O CDS, por sinal, sobe mais de 2%. No geral, os mercados acompanham os movimentos do exterior. No mercado de juros, DIs mais curtos recuam, em linha com os números de inflação mais fracos.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: -0,32%, aos 85.545 pontos;
    Real/Dólar: +0,55%, cotado a R$3,403;
    Dólar Index: +0,36%, 90,207;
    DI Jan/21: -06 pontos base; 7,850%;
    S&P 500: -0,69%, aos 2.675 pontos.

    *Por volta das 15h02, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...