CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: “na cola” do exterior

14 de março de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 6 min
Compartilhar

Introdução: As bolsas da Europa encerraram o dia em baixa, e os mercados de NY seguem este movimento. Investidores digerem os dados sobre a economia americana. Quanto às commodities, o dia segue com viés mais negativo. No Brasil, o Ibovespa acompanha o exterior, e opera em queda. Eletrobras e eleições concentram as atenções, por aqui.


CENÁRIO EXTERNO: DIA SE TORNA MENOS FAVORÁVEL.

O “básico” dos mercados… As bolsas europeias perderam forças ao longo do dia. Com exceção da bolsa da Alemanha (DAX), todos os mercados do continente encerraram a sessão em baixa. O índice Stoxx, por exemplo, fechou em queda de 0,15%. Nos EUA, o dia também não é dos mais favoráveis. Dow Jones e S&P 500 recuam. Já o dólar permaneceu estável frente os principais pares. As commodities, neste contexto, operam com viés mais negativo. O barril do brent recua próximo dos US$65.

Agenda americana… Sobre as vendas do varejo: baixa de 0,2% em fevereiro, na comparação com janeiro, enquanto o consenso esperava um avanço de 0,4%. Ou seja: os dados americanos apresentaram desempenhos aquém das expectativas do mercado. Após janeiro mais fraco, esperava-se uma recuperação.

De olho no barril… As cotações do petróleo recuam e, por trás deste movimento, está o relatório da Opep. O documento mostrou, por um lado, uma queda de produção do grupo fevereiro. No entanto, cresceram os estoques da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Isto é algo que impõe cautela para os investidores, que voltam a especular sobre o rumo das cotações da commodity . Mais: ainda no final da manhã, o Departamento de Energia (DoE) informou que os estoques de petróleo nos EUA tiveram um aumento acima do esperado (e a produção do país também cresceu).

Dia triste para a Ciência… Fora do noticiário corporativo, autoridades mundiais lamentam a morte de Stephen Hawking. O físico, de 76 anos, estudou desde a origem do universo até os mistérios dos “buracos negros”. Theresa May, primeira ministra do Reino Unido, em nota, disse “Stephen Hawking foi uma mente brilhante e extraordinária – um dos grandes cientistas de sua geração. Sua coragem, humor e determinação de extrair o máximo da vida foram uma inspiração. Seu legado não será esquecido”.


BRASIL: IBOVESPA ACOMPANHA OS MERCADOS INTERNACIONAIS.

Sobre os mercados… O Ibovespa amplia as suas perdas no começo desta tarde, e opera em queda. Ao redor das 15h, horário de Brasília, o índice recuava próximo de 0,6%, sendo a 2ª baixa consecutiva. Perde a marca dos 86 mil pontos. O mau humor do exterior, e dia mais negativo para as commodities, são fatores que pressionam os ativos locais para baixo. Como temos ressaltado, seguimos muito influenciados pelo cenário internacional.

Sobre o Ibovespa… Entre os destaques positivos do índice, chamamos atenção para: (i) os papéis ligados ao setor de papel e celulose, reflexo da expectativa de fusão entre Fibria e Suzano; e (ii) BR Distribuidora, após reportar seus números do 4º tri (confira mais em nosso Guide Empresas de hoje). Na outra ponta, o destaque de baixa é Eletrobrás, em meio aos sinais de que o governo ainda enfrenta resistência para aprovar o projeto de lei da privatização da estatal.

Mais sobre a Eletrobras… Abordamos no Segundo Tempo de ontem, a tarefa – ainda difícil – do governo para avançar no processo de venda da estatal. Hoje, o governo contabiliza 13 deputados a favor da privatização na comissão especial; e 11 votos contrários ao projeto. O placar segue apertado. Governadores, principalmente do nordeste, ainda parecem contrários à privatização. Há ainda 10 outros votos cujas posições não são claras – algo que impõe mais cautela aos investidores. De qualquer forma, a incerteza pressiona os papéis da Eletrobras no Ibovespa (baixa próxima de 7%).

Sobre as eleições… Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, parece estar disposto a deixar o cargo mediante duas condições. São elas: se, além da aprovação de Michel Temer, tiver a garantia de que indicará seu sucessor no comando da pasta. Meirelles deve discutir com Temer até o final desta semana os possíveis nomes para ocupar seu lugar. Sua preferência é o Eduardo Guardia, seu secretário-executivo, ou Mansueto Almeida, secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria. Entretanto, Romero Jucá, líder do governo no Senado, busca emplacar o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.

Um pouco mais sobre os mercados… O dólar perde forças frente ao real no início da tarde, em linha com o comportamento da moeda americana no exterior. Já os DIs seguem sem direções claras, mas com viés altistas. O pano de fundo, como já falamos, é o quadro externo – em meio a cautela dos investidores com as políticas protecionistas de Trump e pressões negativas para ativos de riscos. O dia também é mais leve em termos de agenda macro.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: -0,41%, aos 85.968 pontos;
    Real/Dólar: -0,04%, cotado a R$3,259;
    Dólar Index: +0,05%, 89,712;
    DI Jan/21: : +03 pontos base; 8,220%;
    S&P 500: -0,17%, aos 2.761 pontos;

    *Por volta das 15h03, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...