CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: mercados ariscos

21 de junho de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 6 min
Compartilhar

Introdução: O momento ainda é negativo para as bolsas globais. O dólar recua no exterior; e permanece o viés de baixa sobre os juros das Treasuries. No Brasil, o Ibovespa acompanha seus pares internacionais, e recua. O dólar volta a ganhar forças frente ao real, e o risco país tem dia de volatilidade. Do lado macro, mercado digere os dados do IPCA-15.


CENÁRIO EXTERNO: MERCADOS ARISCOS.

Mercados… As bolsas da Europa seguiram no vermelho, após sessão mais negativa na Ásia. Nos EUA, as bolsas também operam em baixa. O índice S&P 500 recuava 0,5%, enquanto Dow Jones tinha baixa de 0,8%, ao redor das 14h, horário de Brasília. O dólar cai no exterior, e os juros das Treasuries recuam, diante da busca dos investidores por proteção. Os papéis de 10 anos recuavam, e oscilavam por volta de 2,90%. As commodities sem direções claras. O petróleo (brent) opera na casa dos US$73/barril. O índice VIX sobe ao redor de 12%, e oscila em 14,0 pontos.

E os conflitos comerciais continuam… Wilbur Ross, secretário do Comércio dos EUA, em entrevista à Bloomberg, defendeu a estratégia protecionista de Trump. “Se realmente houver uma guerra comercial, temos mais munição que qualquer outro país”, disse Ross. Essa ameaça de Trump — de impor novos aumentos tarifários em busca de um “comércio mais justo” — segue influenciando nos movimentos dos mercados. O risco de uma guerra comercial é o que pressiona os ativos de risco no exterior.

Novos nomes no parlamento… Alberto Bagnai e Claudio Borghi, um dos principais membros do partido Liga, foram os escolhidos para liderar o Comitê de Finanças do Senado e da Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados na Itália, respectivamente. A notícia não animou os mercados. Isto, porque Bagnai e Borghi já se manifestaram contrários as restrições orçamentárias da UE. Mais: Bagnai também é a favor de políticas de imigração mais duras. Em suma: a situação política na Itália volta a desestabilizar os mercados do continente.


BRASIL: IBOVESPA EM BAIXA; DÓLAR E DIS AVANÇAM.

Mercados… O dólar segue com viés altista, enquanto DIs são pressionados para cima. O Ibovespa intensifica as perdas, e recua mais de 1%, acompanhando o movimento de seus pares bolsas internacionais. A percepção de risco, medida pelo CDS de 5 anos, também tem leve baixa (~1%, ao redor das 14h25), e opera por volta dos 268 pontos base. Ainda assim, reiteramos o clima de cautela para ativos de risco local. Afinal, por aqui, a janela de curto prazo não nos parece muito favorável. Lá fora, o exterior também não parecem contribuir — pelo menos por enquanto — para uma melhora significativa para ativos domésticos.

Sobre o Ibovespa… Suzano e Fibria figuram entre as maiores altas do Ibovespa. A expectativa de novos reajustes de preços, além do dólar mais forte, contribuem para o desempenho positivo dos papéis. Na outra ponta, Petrobras recua. Os papéis refletem a desvalorização do petróleo no mercado internacional, e falta de clareza no texto do projeto de lei da cessão onerosa (aprovado ontem pela Câmara). Em paralelo, o julgamento da ação trabalhista pelo TST também influencia no movimento dos ativos da estatal (veja mais no Guide Empresas).

A Lava Jato… A PF e o MPF deflagraram, nesta manhã, uma operação para cumprir 15 mandados de prisão. A operação faz parte das investigações sobre superfaturamento das obras do Rodoanel Viário Mário Covas, em São Paulo. As obras foram iniciadas durante gestão de Geraldo Alckmin (PSDB-SP), ex-governador e atual candidato à Presidência pelo partido. Um dos principais alvos da operação é Laurence Casagrande Lourenço. Lourenço foi secretário de Transportes e Logística no governo Alckmin, e hoje é o atual presidente da Cesp.

Do lado macro: IPCA-15… IPCA-15… Falamos disto no Mercados Hoje . A inflação acelerou em junho, em grande parte, por conta dos problemas de abastecimento decorrentes da greve dos caminhoneiros sobre os preços de alimentos. O efeito ocorreu, sobretudo, nos alimentos in natura, e combustíveis, em conjunto com a pressão altista de energia elétrica, em vista do acionamento da bandeira vermelha patamar 2 em junho. Em relação ao mês anterior, 5 dos 9 grupos apresentaram avanço, com destaque para “Alimentação e Bebidas” (de -0,05% para 1,57%), “Transportes” (de -0,35% para 1,95%) e “Habitação” (de 0,45% para 1,74%).


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : -1,45%, aos 71.080 pontos;
    Real/Dólar: +0,55%, cotado a R$3,793;
    Dólar Index: -0,30%, 94,838;
    DI Jan/21: +08 pontos base; 9,750%;
    S&P 500: -0,63%, aos 2.950 pontos.

    *Por volta das 14h14, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/2010, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...