CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: mais um corte, apenas

9 de março de 2018
Escrito por Ignacio Crespo
Tempo de leitura: 6 min
Compartilhar

Introdução: Bons dados do mercado de trabalho nos EUA mostram que a economia está aquecida. O crescimento dos salários não parece colocar tanta pressa sobre o Fed, mas a expectativa de juros mais altos por lá continua. As bolsas sobem, e o dólar tem leve recuo. No Brasil, a inflação de fevereiro reforça a expectativa de corte de Selic neste mês. O Ibovespa sobe, acompanhando o melhor momento do exterior.


CENÁRIO EXTERNO: MERCADO AMERICANO AQUECIDO.

O “básico” dos mercados… As bolsas da Europa opera majoritariamente em alta, enquanto os mercados americanos sobem. Ao redor das 14h, tanto o Dow Jones quanto o S&P 500 sobem mais de 1%. O dólar opera ligeiramente mais fraco frente a seus principais pares; e commodities estão mistas.

Mercado de trabalho americano… Segundo Relatório de Empregos de fevereiro, divulgado hoje, foram criados 313 mil vagas, acima dos aproximados 200 mil que o mercado esperava, segundo pesquisa da Bloomberg. O desemprego permanece em 4,1%; e a média dos salários-hora cresceu a uma taxa de 2,6%.

Avaliação sobre EUA… De modo geral, os números corroboram um mercado de trabalho aquecido – algo que mantém investidores atentos, por conta do possível efeito sobre inflação e, consequentemente, sobre as taxas de juros que o Fed determina. Hoje, estes dados puxam os juros soberanos para cima. Os juros dos papéis de 10 anos, por exemplo, oscilam ao redor de 2,89%. No início do ano, estavam em 2,40%.

Como reagirá o Fed? Continuamos acreditando que o cenário-base da instituição faz sentido, na atual conjuntura: 3 elevações de juros em 2018. O crescimento dos salários – 2,6% a/a, após 2,8% de janeiro – não coloca tanta “pressão” sobre o Fed, mas o perigo de “superaquecimento” segue o mesmo.

Um pouco mais sobre o tema… No blog da Guide, temos escrito textos sobre esta conjuntura (especialmente nos EUA, que deve se deparar com juros mais altos à frente), e possíveis efeitos para os próximos meses. Alguns exemplos: “O mundo está mudando”; “O Homem mais chato de Washington”; ” O Susto”; e “Uma nova realidade (americana)”.


BRASIL: SELIC IRÁ PARA 6,50%.

Mercados… O Ibovespa, puxado pelo melhor momento no exterior, sobe, e opera acima dos 86 mil pontos. No ano, sobe ao redor de 12%. Enquanto o real se beneficia de um dólar fraco no exterior; os DIs mais curtos recuam, e os mais longos têm ligeira alta, em linha com os juros dos títulos dos EUA.

Altas e Baixas… Um pouco mais sobre a bolsa: entre as altas, permanecem os papéis da MRV e Tenda, após divulgarem seus balanços do 4T17 (veja mais no Guide Empresas). Destaque também para a alta da Embraer, que avança em meio às negociações com a Boeing; a dos papéis de Suzano, diante da expectativa de uma aquisição da Fibria. É, aliás, a 4ª alta consecutiva de Suzano e Fibria. Sobre este segmento, recomendamos a leitura de um texto em nosso blog: “O bull Market da indústria de celulose”.

Selic deve recuar em março… No front macro, o IPCA, que passou de 2,86% para 2,84%, dá ânimo para que o mercado aumente a convicção sobre queda de Selic neste mês. No dia 21 – o mesmo dia em que o Fed se reúne nos EUA, para decidir os rumos da política monetária –, acreditamos que a Selic irá para 6,50%, de 6,75%. Em linha com o esperado, a inflação divulgada hoje pelo IBGE reforçou esta expectativa. A “normalização” da Selic, em nossa opinião, ficará apenas para 2019.

Corrida eleitora… Segundo o presidente nacional do PSC, o deputado Pastor Everaldo, Paulo Rabello de Castro, o atual presidente do BNDES, deixará o cargo antes do dia 7 de abril para disputar a corrida eleitoral. Jair Bolsonaro, agora no PSL, começa neste mês a viajar pelos Estados aonde houver filiação de novos deputados. Afinal, espera fazer a sigla ganhar corpo nesta “janela partidária”.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: +1,42%, aos 86.194 pontos;
    Real/Dólar: -0,46%, cotado a R$3,249;
    Dólar Index: -0,18%, 90,013;
    DI Jan/21: : -01 pontos base; 8,240%;
    S&P 500: +1,10%, aos 2.769 pontos

    *Por volta das 14h16, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...