CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: greves, e o exterior

25 de maio de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 7 min
Compartilhar

Introdução: No exterior, as bolsas da Europa, e dos EUA, vão mostrando direções pouco claras, em dia de agenda fraca. Os juros das Treasuries recuam, com investidor em busca de proteção; enquanto dólar avança. No Brasil, mercados sem direções muito claras são reflexo do exterior, e da cautela doméstica. Neste contexto, o Ibovespa recua, opera abaixo dos 80 mil pontos; dólar e DIs avançam.


CENÁRIO EXTERNO: SEM DIREÇÕES CLARAS.

Mercados… As bolsas da Europa encerraram a sessão sem direções claras. O índice Stoxx 600, que reúne 600 empresas da região, fechou o dia próximo da estabilidade. A bolsa de Madri, por outro lado, recuou mais de 1% em meio às tensões políticas no país. Nos EUA, as bolsas operam mistas. O dia é mais fraco em termos de agenda. O dólar segue firme frente aos principais pares, e commodities ainda operam com viés baixista. O barril do brent, por exemplo, recua 3% e oscila na casa dos US$76. É neste contexto, de maior aversão ao risco e em busca de maior proteção, que os juros das Treasuries operam em baixa.

A Europa, e seus conflitos políticos… Mariano Rajoy, premiê espanhol, sofre pressão para renunciar seu cargo e convocar novas eleições. Ainda ontem, membros do partido de Rajoy, o Partido Popular, foram denunciados por envolvimento em fraudes de licitações de contratos públicos. A oposição, em especial, o partido Ciudadanos, nesta manhã, disse que deve apresentar — nos próximos dias — sua moção de não confiança contra o 1º ministro espanhol. Isto, caso Rajoy não convoque eleições antecipadas.

A resposta de Rajoy… O 1º ministro espanhol disse que o país precisa de estabilidade política para manter esse ritmo (ainda forte) da recuperação econômica. E, por isso, não vai convocar eleições antecipadas depois das ameaças da oposição. Sendo mais claro: deve resistir ao cargo até os quatro anos de seu mandato.

“A moção de não confiança vai contra a estabilidade política de que o nosso país precisa e vai contra a recuperação econômica. É ruim para a Espanha”, disse Mariano Rajoy, em coletiva de imprensa.

 

A volta (?) do namoro? Donald Trump disse que é possível que o encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, ainda aconteça no dia 12 de junho, como estava previsto anteriormente. “Vamos ver o que acontece. Estamos conversando com eles agora. Pode até ser no dia 12… Nós gostaríamos de fazer isso”, disse Trump.


BRASIL: MERCADOS REAGEM AO EXTERIOR.

Mercados… A percepção de risco país (isto é, o CDS de 5 anos) avança mais de 1%, ao redor de 193 pontos base. Sem direções claras vindas do exterior (em dia fraco em termos de agenda dos EUA), ativos locais perdem forças. O Ibovespa, assim, recua, e opera abaixo dos 80 mil pontos. O real tem mais um dia de depreciação; os DIs mais curto mantêm viés baixista, enquanto os mais longos seguem avançando.

Sobre a Petrobras… Os papéis da estatal recuperam parte das perdas nesta sessão. As ações da Petrobras refletem a acordo, anunciado na noite de ontem, envolvendo a União e os caminhoneiros. Pelo acordo, o preço do diesel ficará congelado por 30 dias. A União deve cobrir as eventuais perdas da Petrobras a partir do 15º dia. Falamos disto no Guide Empresas. A medida é positiva uma vez que a atual política de preços da Petrobras permanece “intacta”.

Não param… Os protestos continuam em 24 Estados, além do Distrito Federal. O Rio Grande do Sul lidera o número de bloqueios, com 74 no total. O Paraná tem 72 bloqueios, enquanto Minas Gerais e Mato Grosso do sul aparecem com 51 e 42 no total, respectivamente. A greve já causa transtornos em alguns portos, incluindo o porto de Santos (um dos mais importantes do país).

Forças Federais nas estradas… Temer autorizou o uso das Forças Armadas para desobstruir as rodovias que têm sido alvo de bloqueios para protestos dos caminhoneiros. Além do Exército, a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Militares dos Estados também atuarão nos desbloqueios. A decisão foi tomada após reunião no Palácio do Planalto em que teve a participação do Temer e ministros neste 5º dia de paralisação.

Decisão do Confaz… Eduardo Guardia, ministro da Fazenda, anunciou que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) concordou em incorporar na base de cobrança o ICMS do diesel a redução de 10% no preço do combustível. Mais: os secretários da Fazenda — presentes na reunião — concordaram em calcular a cobrança do ICMS do diesel apenas a cada 30 dias. O acordo será homologado até a próxima 2ª (dia 28).

Em suma… As questão (e soluções) das greves segue pressionando os ativos de riscos domésticas. O exterior também não contribui para minimizar tais incertezas locais. Nos próximos dias, isto é algo que deve manter o nível de incerteza alto, por aqui.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : -1,14%, aos 79.205 pontos;
    Real/Dólar: +0,49%, cotado a R$3,665;
    Dólar Index: +0,45%, 94,196;
    DI Jan/21: +05 pontos base; 8,740%;
    S&P 500: -0,29%, aos 2.720 pontos.

    *Por volta das 14h28, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...