CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: efeitos eleitorais

2 de maio de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar

Introdução: As bolsas seguem sem fôlego nos EUA. Na Europa, mercados encerram com leve ganhos. Lá fora, investidores estão à espera da decisão do Fed,. Do lado macro, dados da agenda dos EUA são destaques. Já o dólar segue em alta no exterior. No Brasil, o viés de alta para o dólar também prevalece. Sobem os DIs (especialmente os mais curtos), e o Ibovespa tem leve baixa (oscila entre 84-85 mil pontos, próximo das 14h).


CENÁRIO EXTERNO: ATENTOS AO FED.

O “básico” dos mercados… O dólar segue forte no exterior, e fortalece-se frente a principais pares e moedas de emergentes. Os juros das Treasuries seguem em alta. O de10 anos, em especial, segue ao redor de 2,97%. As bolsas na Europa encerraram no campo positivo. Nos EUA, Dow Jones e S&P 500 perdem fôlego, à espera da decisão do Fed.

À espera das 15 hrs… As taxas de juros americanas devem permanecer entre 1,50-1,75% ao ano. Sem surpresas. A expectativa fica por conta do tom do comunicado e sinalizações com relação ao comportamento da inflação dos EUA (falamos disto no Mercados Hoje). O comunicado pode indicar um Fed mais “hawkish” que o esperado pelo mercado. Sendo mais claro: pode mostrar uma 4ª elevações de juros em 2018, e não 3.

Mercado de trabalho americano… Segundo relatório ADP, foram criados 204 mil empregos formais em abril. O mercado esperava menos (198 mil, segundo a Bloomberg). Estes números sinalizam um mercado de trabalho mais aquecido no último mês. Ao que tudo indica, os EUA já estão atingindo o “pleno emprego”, o que tende a puxar a inflação americana para cima no médio prazo. As atenções se voltam, por ora, ao Relatório de Empregos, que será divulgado na 6ª, dia 04.


BRASIL: DÓLAR SOBE, EM LINHA COM EXTERIOR.

Sobre os mercados… O dólar sobe e, ao redor das 14h, horário de Brasília, oscilava ao redor de R$3,54. Os DIs também são pressionados para cima. O DI para jan/21, por exemplo, subia 06 pontos base. O Ibovespa recua, em linha com o esperado, abaixo dos 85 mil pontos. A percepção de risco país, medida pelo CDS de 5 anos, tem alta próximo de 2% (após ter subido na maior parte da manhã). Vale notar: entre as ações do Ibovespa, os papéis de Itaú são os que mais recuam (próximo de 4%), reagindo ao balanço do 1º tri.

Efeitos eleitorais… O incêndio, e desmoronamento, de um edifício no centro de São Paulo têm efeito eleitoral aos candidatos tucanos. Mais: estremecem as relações entre PSDB e MDB. Membros do governo, próximo de Temer, apontaram como os tucanos o grande prejudicado pelo acidente. Afinal, os candidatos do PSDB não se expuseram ao fato.

De olho no rural… Pelo menos, 4 pré-candidatos à Presidência devem comparecer a feira de tecnologia agrícola até 6ª (04), em Ribeirão Preto. Jair Bolsonaro, do PSL, já foi na 2ª feira (30). Ciro Gomes, do PDT, e Geraldo Alckmin, do PSDB, irão hoje (02). Henrique Meirelles, do MDB, está marcado para visitar a feira amanhã (03).

Do lado macro: PMI da indústria… No mês de abril, o PMI recuou de 53,4 pontos em março para 53,3 pontos. Apesar da leve desaceleração, o indicador permanece pelo 9º mês consecutivo acima da marca dos 50 pontos – o que indica uma economia em expansão. O crescimento foi contido em abril em meio às condições ainda adversas do mercado e nível elevado de desemprego no país.

Em suma: O dia segue negativo para ativos de riscos locais, conforme comentamos mais cedo. Lá fora, os movimentos são contidos, reflexos da cautela do investidor com a decisão do Fed. Por aqui, não é diferente. Nos próximos dias, os ativos locais podem – e devem – continuar a oscilar.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : -1,67%, aos 84.675 pontos;
    Real/Dólar: +1,00%, cotado a R$3,541;
    Dólar Index: +0,22%, 92,664;
    DI Jan/21: +04 pontos base; 8,00%;
    S&P 500: -0,17%, aos 2.650 pontos.

    *Por volta das 14h11, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...