CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: economia global em ascensão

17 de abril de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar

Introdução: No exterior, segue o clima mais positivo para os ativos de risco. As bolsas da Europa fecharam em alta, e as bolsas de NY avançam. O dólar, ainda em baixa frente a seus principais pares, diminui a queda. As commodities, no entanto, mantêm o viés negativo, e operam no vermelho. Lá fora, o FMI prevê melhor crescimento global. No Brasil: o Ibovespa avança, enquanto dólar e DIs recuam. Os movimentos são reflexos do bom humor externo.


CENÁRIO EXTERNO: BOLSAS EM ALTA; E BALANÇOS NO RADAR.

Bolsas: dia de ganhos… As bolsas, não só da Europa, mas também nos EUA, operam com ganhos nesta 3ª. Apesar da queda das commodities, que limita os ganhos – em especial – dos setores de “petróleo e gás”, os mercados precificam dias de melhor crescimento à frente para a economia global. Balanços do 1º tri também seguem como pano de fundo destes movimentos.

Crescimento global mais forte… Saiu o relatório do FMI – o World Economic Outlook -, incluindo novas projeções de PIB para os países analisados, além da descrição dos principais pontos observados. O mundo deve crescer 3,9% neste ano, ritmo mais acelerado desde 2011. Entre os destaques: 

  • EUA: expectativa é de que o PIB avance 2,9% em 2018 (vs 2,7% como o estimado anteriormente);
  • Zona do euro: previsão é de um crescimento de 2,4% neste ano (acima dos 2,2% projetado no último relatório);
  • China: espera-se um avanço de 6,6% neste ano (ou seja: uma desalecerção dos 6,9% em 2017).

Atenção aos balanços… Nos EUA, os resultados corporativos também são bons direcionadores para os mercados externos. Vale notar: as ações da UnitedHealth Group e do Goldman Sachs avançavam firme, após números que surpreenderam os analistas. Por sinal, o corte de impostos do governo Trump e a maior volatilidade nos mercados seguiram como fatores positivos para impulsionar os lucros dos bancos americanos. Para as próximas semanas, os balanços devem continuar a beneficiar os ativos de riscos.


BRASIL: IBOVESPA AVANÇA; ENQUANTO DÓLAR E DIS RECUAM.

Alívio para o índice… O Ibovespa acompanha o bom humor dos mercados internacionais, e avança nesta sessão. É impulsionado pelos ganhos da Vale, Itaú e Petrobras. Ao redor das 15h, horário de Brasília, o índice tinha alta próximo de 1%, oscilando entre 83-84 mil pontos.

Destaque do Ibovespa… A alta expressiva da Eletropaulo chama atenção do mercado. Hoje, o papel valoriza mais de 23%; no mês, a alta acumula 51%. O ativo reflete as recentes propostas de aquisição pela companhia (veja mais no Guide Empresas). Há pouco, em fato relevante divulgado ao mercado, a companhia informou que a Enel também lançou uma oferta pública voluntária para a aquisição de até a totalidade das ações ordinárias de emissão da companhia, ao preço de R$ 28,00 por papel. Lembrando: a Energisa e a Neoenergia também já fizeram propostas pela Eletropaulo.

Sobre a Eletrobras: o leilão das distribuidoras deverá atrasar… Hoje, Moreira Franco, ministro de Minas e Energia, Eduardo Guardia, ministro da Fazenda, Esteves Colnago, do Planejamento, e José Múcio, relator do processo no TCU, se encontraram para discutir o tema. Segundo Múcio, não há como fazer os leilões em 21 de maio. Isto, por que os 3 ministros encaminharão ao TCU as informações requeridas sobre a venda das empresas em 2/3 dias. Já o TCU precisará de, no mínimo, 4 semanas para analisar as respostas.

Mais sobre os mercados… Nos mercados de câmbio e juros, pressões baixistas. O real se beneficia da fraqueza do dólar no exterior. Os juros futuros, em dia de agenda esvaziada, acompanham o bom humor internacional, e recuam. A percepção de risco país, medida pelo CDS de 5 anos, também recua, e opera ao redor de 168 pontos base.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: +1,42%, aos 84.036 pontos;
    Real/Dólar: -0,78%, cotado a R$3,392;
    Dólar Index: -0,07%, 89,492;
    DI Jan/21: -05 pontos base; 7,910%;
    S&P 500: +0,89%, aos 2.702 pontos.

    *Por volta das 14h09, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...