CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: é hoje?

1 de agosto de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar

Introdução: As bolsas seguem sem fôlego nos EUA. Na Europa, mercados encerram com em baixa. Lá fora, investidores acompanham a decisão do Fed. Do lado macro, dados da agenda dos EUA são destaques. O dólar segue em alta no exterior. No Brasil, o real é quem se valoriza. Os DIs (especialmente os mais longos) avançam, e o Ibovespa oscila entre 79-80 mil pontos, próximo das 14h.


CENÁRIO EXTERNO: MOVIMENTOS CONTIDOS.

Mercados… O dólar se mantém firme no exterior, e se fortalece frente a principais pares e moedas de emergentes. Os juros das Treasuries seguem em alta. O de10 anos, em especial, segue ao redor de 2,99%. As bolsas na Europa encerraram em baixa, em linha com o aumento das tensões comerciais. Nos EUA, Dow Jones e S&P 500 perdem fôlego, à espera da decisão do Fed.

O Fed… As taxas de juros americanas devem permanecer entre 1,75-2,00% ao ano. Sem surpresas. A expectativa fica por conta do tom do comunicado e sinalizações com relação ao (i) comportamento da inflação dos EUA; e (ii) possíveis reflexos das políticas comerciais protecionistas. Vamos acompanhar…

Mercado de trabalho americano… Segundo relatório ADP, foram criados 219 mil empregos formais em julho. O mercado esperava menos (186 mil, segundo a Bloomberg). Estes números sinalizam um mercado de trabalho ainda mais aquecido no último mês. É, neste contexto, que os EUA já sinalizam atingir o “pleno emprego”, algo que tende a puxar a inflação americana para cima no médio prazo. As atenções se voltam, por ora, ao Relatório de Empregos, que será divulgado na 6ª, dia 03.


BRASIL: IBOVESPA DIVULGA 1º PRÉVIA DO ÍNDICE.

Mercados… O dólar recua e, ao redor das 14h, horário de Brasília, oscilava ao redor de R$3,74. Os DIs operam sem direções claras. O DI para jan/21, por exemplo, recua (em meio a expectativa do Copom de manter a Selic inalterada); enquanto os vértices mais longos mantém viés de alta. O Ibovespa oscila, entre os 79-80 mil pontos. A percepção de risco país, medida pelo CDS de 5 anos, tem alta próximo de 1%.

Destaques do índice… Petrobras e Vale pressionam o Ibovespa, em dia mais negativo para as commodities. Suzano também recua, acompanhando o desempenho mais fraco do dólar, por aqui. Na outra ponta, os papéis do setor financeiro avançam firme no campo positivo, recuperando parte das perdas observadas ontem.

Prévia do Ibovespa… A B3 divulgou nesta 4ª feira, a 1ª prévia da carteira do Ibovespa, que será válida de setembro a dezembro deste ano. Houve a inclusão dos papéis do Carrefour; e a saída de dos ativos ordinários da CPFL Energia. Mais: os papeis da Vale retomaram a liderança como papel com maior participação (12,6%), seguida pelas ações preferenciais do Itaú Unibanco (10,4%).

É hoje? O Centrão marcou para hoje à noite (4ª feira, dia 01) a reunião, em Brasília, com o pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB). A expectativa é que o bloco defina o nome que ocupará o vice da chapa com o tucano.

Os mais cotados…. São dois os nomes mais citados: Aldo Rebelo (SD) e Margarete Coelho (PP). O 1º foi dirigente do PC do B, e ex-presidente da Câmara, e conta o apoio de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Já a 2ª é a vice governadora do Piauí, e tem Ciro Nogueira como aliado.

Em suma: Lá fora, os movimentos são contidos, reflexos da cautela do investidor com as crescentes tensões comerciais e decisão do Fed. Por aqui, não é diferente. Nos próximos dias, os ativos locais podem – e devem – continuar a oscilar.

 


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : +0,11%, aos 79.304 pontos;
    Real/Dólar: -0,39%, cotado a R$3,742;
    Dólar Index: +0,13%, 94,578;
    DI Jan/21: -05 pontos base; 8,870%;
    S&P 500: -0,17%, aos 2.812 pontos.

    *Por volta das 14h54, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    Julia Carrera Bludeni
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...