CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: dia de acordos

14 de maio de 2018
Escrito por Ignacio Crespo
Tempo de leitura: 7 min
Compartilhar

Introdução: As bolsas da Europa fecharam em baixa, na contramão das americanas, que vão operam em alta nesta sessão. O dólar segue mais fraco lá fora; frente aos emergentes, o desempenho é misto. As eleições italianas, na Europa, voltam a colocar o “risco político” no centro das atenções. Nos EUA, é dia de agenda fraca. No Brasil, Ibovespa vira, e recua. O índice oscila pouco abaixo dos 85 mil pontos. No front político, destaque para o resultado da pesquisa eleitoral CNT/MDA. No front macro, o mercado espera crescimento ao redor de 2,5% em 2018.


CENÁRIO EXTERNO: BOLSAS AMERICANAS VOLTAM A SUBIR, EM DIA DE DÓLAR MAIS FRACO.

O “básico” dos mercados… As bolsas europeias terminaram o dia em queda, em sua maioria. O índice Stoxx 600 teve leve recuo, e diminuiu os ganhos de 2018, que não superam 0,8% (em moeda local). Nos EUA, as bolsas sobem, com alívio das tensões comerciais envolvendo EUA e China. O Dow Jones sobe ao redor de 0,8% no ano. O S&P 500 sobe pouco mais de 2%. Hoje, o dólar mantém viés mais baixista, e dá alívio às moedas. Os juros das Treasuries, por outro lado, sobem (10 anos ~2,98%). O índice VIX, medida que costuma ser vista como um termômetro da aversão a risco, avança mais de 2% nesta tarde.

Surpreendendo os chineses… Ontem, Trump surpreendeu os mercados ao afirmar que irá ajudar a empresa chinesa de tecnologia ZTE Corp a “voltar aos negócios, e rapidamente”. Isto porque, a ZTE teria sido “atingida” pelas recentes sanções norte americanas. O fato é que tal medida ocorre dias antes das conversas sobre comercio — previstas para esta semana -, envolvendo americanos e chineses. Aliás, a China já havia pedido aos EUA para que aliviasse tais sanções à ZTE, uma das maiores produtoras de equipamentos de telecomunicações do mundo.

Fechando acordos… Na Europa, prevaleceu a cautela em torno da formação do governo na Itália. Ainda ontem, o Movimento 5 Estrelas e o partido de extrema-direita, Liga, chegaram a um acordo de coalizão para comandar o país. Os líderes dos dois grupos, no entanto, ainda negociam os membros deste novo governo, incluindo o nome de quem será o primeiro-ministro. Segundo artigo de hoje do Financial Times , estes ainda encontram dificuldade para escolher este nome, e pediram “mais alguns dias” para fazer a escolha. Vale lembrar que, em nossa visão, as eleições italianas eram um dos principais riscos para as bolsas da Europa em 2018. “Pode ser motivo de maior volatilidade na região”, dissemos em nosso Relatório Anual, divulgado no final de 2017.

“Somos muito conscientes dos prazos internacionais que este novo governo deverá enfrentar em breve, tanto dentro da Europa como fora […] Nós concordamos que precisamos correr”, afirmou Luigi Di Maio, líder do Movimento 5 Estrelas


BRASIL: PESQUISA ELEITORAL CNT/MDA MOSTRA ALCKMIN NA CASA DE 8%.

Mercados… O Ibovespa perdeu forças ao longo da manhã, e passou a operar em baixa no início desta tarde. Perto das 15h, horário de Brasília, o índice oscilava abaixo dos 85 mil pontos. Por aqui, o resultado da pesquisa eleitoral CNT/MDA se sobrepôs, não só ao quadro externo, ainda um pouco mais positivo, mas também ao dia mais favorável para as commodities . Ao contrário do que esperávamos pela manhã, dólar e DIs apresentam um viés altista (seguem a direção dos juros das Treasuries). A percepção de risco país, medida pelo CDS de 5 anos, sobe próximo de 1%, aos 186 pontos base.

Sobre o Ibovespa… Entre os papéis que impulsionam o índice, Petrobras e Vale são destaques positivos. Com relação ao 1ª, segue a expectativa de um desfecho positivo sobre as negociações envolvendo a cessão onerosa da estatal com a União. A valorização do petróleo e do minério de ferro também é algo que contribui para impulsionar estes papéis. Na outra ponta, Energias do Brasil é destaque de baixa. Falamos disto no Guide Empresas. A oferta lançada pela CTG pelo controle do grupo EDP (lá fora) coloca como condição que a CTG não seja obrigada a lançar também uma OPA pela subsidiária da EDP no Brasil. É algo que pressiona os papéis da elétrica nesta sessão.

Sobre a pesquisa eleitoral CNT/MDAEsta era a 1ª pesquisa pós-desistência de Barbosa (PSB). Sem Lula, temos que apenas Marina (Rede) consegue empatar com Bolsonaro (PSL). Aliás, no 1º turno, considerando o principal cenário da pesquisa (cenário 3), Bolsonaro lidera (19,7%), seguido por Marina (15,1%) e Ciro Gomes (11,1%), que estão empatados, considerando a margem de erro, de 2,2 p.p. Registre-se: se somarmos “Brancos/Nulos” com “Indecisos”, temos 42,2%. Considerando todos os cenários, este número chega, no máximo, a expressivos 45,7%.

Novas projeções do mercado… No front macro, voltamos a destacar o Boletim Focus, divulgado nesta manhã pelo BC. O mercado , após depreciação recente do real, revisou a taxa de câmbio para cima. Espera R$3,40 para o final deste e do próximo ano. Mas isto não parece aumentar pressões inflacionárias: o IPCA projetado para 2018 e 2019 foi revisado para baixo (agora em 3,45% e 4,00%, respectivamente). O PIB deste ano também teve revisão significativa, de 2,70% para 2,51%. Para 2019, ainda se espera crescimento de 3,00%.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : -0,36%, aos 84.911 pontos;
    Real/Dólar: +0,45%, cotado a R$3,616;
    Dólar Index: +0,09%, 92,618;
    DI Jan/21: +08 pontos base; 8,460%;
    S&P 500: -0,07%, aos 2.725 pontos.

    *Por volta das 15h34, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...