CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: cadeia longa?

6 de abril de 2018
Escrito por Ignacio Crespo
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar

Introdução: No exterior, continua o cenário mais adverso para ativos de risco. O dólar se valoriza frente aos emergentes. As bolsas recuam. Às 14h30, tem discurso de Powell (Fed). No Brasil, as atenções do noticiário estão completamente voltadas ao “caso-Lula”. Deve fazer discurso às 16h. Não estão claros os próximos passos, nem de Lula, nem da PF (a depender daquilo que o petista decidir fazer). A incerteza aumenta, e os mercados locais reagem de forma negativa nesta sessão, em linha com o esperado. Meirelles falará com a imprensa às 15h30. Pode sair alguma novidade quanto à sua intenção de concorrer ao Planalto.


CENÁRIO EXTERNO: cenário desfavorável para ativos de risco.

O “básico” dos mercados… As bolsas da Europa terminaram em baixa. Nos EUA, Dow Jones e S&P 500 recuam mais de 1%. As commodities ainda apresentam um viés baixista, enquanto o dólar perde forças frente a seus principais pares. Frente às moedas dos emergentes, o dólar se valoriza. Os juros das Treasuries recuam (10 anos ao redor de 2,78%).

Como foi o Relatório de Empregos dos EUA? Embora tenha frustrado àqueles que esperavam uma criação forte de empregos (e queda marginal do desemprego) em março, continuamos acreditando que o mercado de trabalho americano está cada vez mais aquecido. No limite, seguirá sendo um fator que pressionará a inflação para cima, em nossa opinião.

Sobre os números de hoje… O desemprego permaneceu em 4,1%, pelo 5º mês seguido. Foram criados 103 mil empregos em março, abaixo dos 185 mil esperados. O saldo do mês anterior, no entanto, foi revisado de 313 mil para 326 mil. A média móvel de 3 meses passou de 226 mil em fevereiro para 202 mil em março. Por fim, a média dos salários-hora acelerou, em linha com o esperado, de 2,6% para 2,7%. Este último dado é aquilo que, em nossa opinião, reforça o viés da inflação…

Ainda na agenda de hoje… Investidores também estarão atentos a 2 discursos importantes do Fed: às 14h30, Jerome Powell, o presidente, fala sobre a economia do país. Abordará a questão comercial? Além disso, às 17h, John Williams, atual presidente do Fed de San Francisco (e que em breve assumirá o Fed de NY), também faz discurso.


BRASIL: mercados reagem ao exterior, e às incertezas do “caso-Lula”.

Sobre os mercados locais… Em linha com o esperado, a bolsa recua, e pressões de alta são registradas nos mercados de câmbio e juros. O Ibovespa perdeu os 85 mil pontos. O dólar se aproxima de R$3,40. Os DIs mais longos sobem mais, aumentando a “inclinação da curva”. O CDS de 5 anos, que mede a percepção de risco país, sobe 1,5% (ao redor de 165 pontos base, por volta das 14h). Por trás destes movimentos? Tanto fatores externos quanto internos.

“Caso-Lula” concentra atenções… O ex-presidente deve falar à imprensa às 16h. O PT, como falamos mais cedo, tenta aproveitar o evento de forma política. Ainda não está claro se o presidente viajará a Curitiba, como fora pedido pelo juiz Sérgio Moro. E não está claro como evoluirá o caso, quais medidas serão tomadas pela PF, etc.

Perspectivas para Lula nada positivas… Segundo o DRIVE, “é enorme a chance de Lula não sair tão cedo da cadeia. Com as outras condenações que estão por vir, o petista terá de puxar de 4 a 6 anos em regime fechado, pelo menos –já considerando os possíveis benefícios sobre redução de pena”.

E Meirelles? O Diário Oficial de hoje traz a exoneração de 6 ministros, mas Meirelles não é um deles. Nas últimas horas, cresceu a dúvida quanto à saída de Meirelles da Fazenda, mesmo tendo se filiado ao MDB nos últimos dias. Teve conversar hoje com Temer. Ainda não há nada oficializado. Às 15h30, haverá uma declaração à imprensa.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: +1,01%, aos 84.432 pontos;
    Real/Dólar: +0,68%, cotado a R$3,368;
    Dólar Index: -0,30%, 90,186;
    DI Jan/21: +06 pontos base; 8,080%;
    S&P 500: -1,04%, aos 2.635 pontos.

    *Por volta das 14h19, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...