CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Segundo Tempo: amigos?

8 de março de 2018
Escrito por Ignacio Crespo
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar

Introdução: As commodities seguem em baixa no exterior, e investidores estão atentos à fala de Trump, marcada para 17h. Afinal, a política comercial da Casa Branca segue sendo destaque. Na Europa, Draghi comentou sobre o tema, após manter os juros estáveis por lá, e começar a sinalizar um período de menores estímulos do BC. No Brasil, mercados locais seguem o exterior, em dia de agenda macro sem grandes destaques.


CENÁRIO EXTERNO: à espera de Trump.

O “básico” dos mercados… As bolsas da Europa seguem com viés mais positivo, em meio à instabilidade das bolsas de EUA. O índice S&P 500 mostra desempenho pouco claro. O dólar segue mais forte; e as commodities, em sua maioria, recuam. O barril do brent segue na casa dos US$63/barril; e o cobre, por exemplo, recua mais de 1,8% (por volta das 15h, horário de Brasília).

BC europeu: sem o viés expansionista… O BC europeu decidiu manter, de forma unânime, as atuais taxas de juros, em linha com o esperado pelo mercado. Mas chamou a atenção: já não se compromete, de forma explícita, em aumentar as compras de ativos mensais do atual programa, a depender da conjuntura. Afinal, após bons dados econômicos, parece pouco provável que a conjuntura exija tais medidas mais agressivas do BC. Foi uma mudança marginal, que começa a sinalizar reais mudanças de posturas da instituição…

Um pouco mais… Por enquanto, o BC europeu segue comprando, mensalmente, 30 bilhões de euros em ativos – compras que irão até setembro deste ano. Na comparação com as projeções de dezembro, a instituição revisou o PIB esperado deste ano para cima, de 2,3% para 2,4%. Para a inflação, nada mudou: ainda espera-se 1,4%.

Draghi: amizade não funciona assim… Em sua coletiva de imprensa, o presidente do BC foi questionado sobre as políticas protecionistas de Donald Trump. Embora não acredite que estas venham a ter um impactos relevantes sobre as suas decisões, afirmou: “Se você coloca tarifas contra os sues aliados, começo a pensar em quais são os seus inimigos”.

EUA: à espera de Trump… Os investidores estão à espera de mais detalhes da Casa Branca (17h), no que diz respeito à política de impostos às importações de aço e alumínio. Nas últimas horas, o “tom” protecionista diminuiu, e figuras importantes do governo sinalizaram que será feita uma análise “caso a caso” para determinar quais países sofrerão com isso.


BRASIL: mercados reagem ao exterior.

Mercados… O Ibovespa perdeu forças, após bom início. O dólar opera em alta, em linha com o cenário externo; e os DIs mais longos têm viés altista, seguindo a direção do mercado cambial. A percepção de risco país, medida pelo CDS de 5 anos, registra leve alta, aos 152 pontos base.

Eleições… Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente da Câmara, disse hoje em Convenção do DEM que acabará com burocracias e aumentará a poupança e investimentos em infraestrutura. Foi lançado candidato à Presidência pelo seu partido. Segue, segundo pesquisas recentes, com algo próximo de 1% das intenções de voto.

Macro… As atenções se voltam para o IPCA de fevereiro, que o IBGE divulga amanhã. Como temos disto, acreditamos que uma inflação na casa de 2,8%, após surpresas positivas (inflação abaixo do esperado) nos últimos meses, deve levar o BC a um novo corte de Selic, de 6,75% para 6,50%. O mercado, hoje, é majoritário nesta “aposta”.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: -0,91%, aos 84.704 pontos;
    Real/Dólar: +0,62%, cotado a R$3,2633;
    Dólar Index: +0,59%, 90,162;
    DI Jan/21: : -02 pontos base; 8,260%;
    S&P 500: -0,09%, aos 2.724 pontos.

    *Por volta das 15h26, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo Rey
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    [IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
    Compartilhar artigo

    Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

    Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

    Enviando...

    Veja também

    Fique por dentro

    Assine a nossa newsletter semanal

    e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

    / Enviando...