CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Mercados Hoje: “Um café velho e frio”

21 de fevereiro de 2018
Escrito por Rafael Gad Passos
Tempo de leitura: 7 min
Compartilhar

Introdução: Os investidores estão atentos a Ata do Fomc, nos EUA, que podem mostrar mais sinais do que foi discutido na última reunião. Nesse contexto dólar se fortalece, e commodities tem viés mais negativo. No Brasil, os mercados digerem a “Agenda 15” divulgado pelo governo, e acompanham o processo de privatização da Eletrobras.


CENÁRIO EXTERNO: BOLSAS COM VIÉS MAIS NEGATIVO.

O “básico” dos mercados… As bolsas na Europa operam com viés mais negativo, após altas das ações no Japão e Hong Kong. Na China, mercados ainda estão fechados. O dólar se valoriza, e os juros das Treasuries operam mistos. Commodities também seguem mais fracas. Nos EUA, o S&P futuro opera em baixa. O ambiente demanda mais cautela para ativos de riscos hoje.

Ata do FOMC… O destaque do dia é a divulgação da ata do FOMC (16h). Esta é a ata da última reunião do comitê de política monetária do Fed (30 e 31 de janeiro). O documento de hoje ganha relevância. Esperam-se algumas pistas sobre os próximos passos do Fed – e se os juros podem subir, de fato, mais rápido do que se espera. Até então, o mercado não precifica as 3 elevações dos juros americanos (cenário-base do Fed) neste 2018. Sinalizações neste sentido tendem a puxar o dólar e os juros das Treasuries para cima.

Ainda na agenda de hoje… Antes da Ata do Fed, nos EUA, teremos 2 divulgações “macro”: (i) índices sobre o setor industrial (PMI, às 11h45), e (ii) vendas de moradias usadas em janeiro (às 12h). Mais: 2 dirigentes do Fed fazem discursos, Patrick Harker (11h) e Neel Kashkari (22h15).


BRASIL: “AGENDA 15” E ELETROBRÁS NO RADAR.

Pronto, passou… O Senado aprovou, na noite de ontem, o decreto de intervenção no RJ, por 55 votos a favor e 13 contrários. Embora vigente desde a última sexta (16), após a aprovação da Câmara e do Senado, diminuiu o risco de tal medida ser revertida. Registre-se: houve 15% de abstenções/ausências e, dentre os presentes, 86% foram a favor da intervenção no estado. O governo ainda não deu diretrizes claras da intervenção…

Nem li, e nem vou ler… Após anúncio da chamada “Agenda 15” pelo governo – que, em nossa opinião, foi bastante “apressada”, e clara reação ao fim das discussões da reforma da Previdência -, Rodrigo Maia (DEM-RJ) deu declarações contundentes, contrárias às intenções do Planalto. Parece diminuir as expectativas de que todas as medidas sejam aprovadas nos próximos meses pelo Congresso. Segundo Maia, tais medidas são um “café velho e frio”.

Corrida eleitoral – parte I… Segundo o marqueteiro Elsinho Mouco, responsável pela propaganda presidencial, se a intervenção der certo, “até vampirão da Tuiuti pode virar atributo positivo”. O marqueteiro se mostrou animado sobre a possível candidatura de Temer. “O Temer jogou todas as fichas na intervenção”, afirmou à matéria do O Globo.

Corrida eleitoral – parte II… Jantar de ontem à noite entre Ciro Gomes (PDT-CE) e Fernando Haddad (PT-SP) repercute na mídia. Segundo Gomes, sem Lula na corrida, uma chapa composta por ele, como na cabeça e Haddad como vice seria “ideal”.

Mais destaques… Hoje, do lado “macro”: uma agenda vazia. Do lado “micro”, mais balanços de empresas: Telefônica, antes da abertura. Após o mercado: Ultrapar. Investidores também atentos ao processo de privatização da Eletrobras.

Falando de Eletrobras… Ontem, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, instalou a comissão especial que examinará o projeto de lei da desestatização da Eletrobras. A comissão terá 35 membros efetivos. A base governista indicará 25 deputados (algo que nos deixa mais otimista para o avanço da desestatização da Eletrobras). O relator deste projeto será o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA). Dentre as discussões, estão: (1) a criação de uma Golden Share para a União, (2) a limitação a 10% para as participações de cada investidor no capital da Eletrobras e (3) a obrigatoriedade da Eletrobras, após privatizada, investir na revitalização do Rio São Francisco por 30 anos.

E os mercados hoje? Acreditamos que o fluxo de notícias, no cenário interno, mais favorável tende a ajudar aos mercados locais. Assim, temos um viés de alta em bolsa. Para o dólar, o viés segue neutro, em linha com a expectativa da divulgação da ata do Fomc. E, por fim, no mercado de juros, a tendência é de baixa para os DIs – especialmente frente a expectativa de um IPCA ( a ser divulgado nesta 6ª, 23) mais fraco.

Rafael Gad Passos – Equipe Econômica


Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: +1,19%, aos 85.803 pontos;
Real/Dólar: +0,59%, cotado a R$3,2527;
Dólar Index: +0,69%, 89,716;
DI Jan/21: -06 pontos base; 8,570%;
S&P 500: -0,58%, aos 2.716 pontos.

Fonte: Bloomberg. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg


EMPRESAS:

Eletrobras: Privatização na pauta
Impacto: Marginalmente Positivo.

Telefônica Brasil: Números do 4º tri
Impacto: Marginalmente Positivo.

Luis Gustavo Pereira – Estrategista


Jornais:

Folha de São Paulo
– Ex-procurador foi avisado de ação da Lava-Jato um dia antes
– STJ solta Wesley Batista; Joesley continuará preso
– Intervenção federal no Rio é “politiqueira”, diz Ciro Gomes
– Gestantes e mães de crianças podem cumprir prisão em casa

O Estado de São Paulo
– Forças Armadas vão fechar acessos ao Estado do Rio
– Maia diz que plano B de Temer é “café velho e frio”
– Projeto prevê duplo mandato para o BC
– Venda de imóveis novos cresce 46% em São Paulo

O Globo
– Pacote de segurança prevê facilitar posse de arma
– Interventor ainda faz diagnóstico
– Rio receberá 25% mais de royalties do petróleo
– Presas grávidas irão para casa

Valor Econômico
– Maia enfrenta Temer e ignora a “Agenda 15”
– Dividendos crescem 34% este ano
– Renda per capita dos ricos subiu na crise

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Ignácio Crespo Rey
[email protected]

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...