CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Mercados Hoje: Qual é o plano?

20 de fevereiro de 2018
Escrito por Ignacio Crespo
Tempo de leitura: 7 min
Compartilhar

Introdução: A valorização do dólar no exterior e a alta dos juros das Treasuries são os movimentos de destaque. Para as bolsas, o quadro não é dos melhores. No Brasil, a Câmara deu o “OK” para a intervenção no RJ. Agora precisa ser votado no Senado. Mas, a final, “qual é o plano?”. E o governo improvisa: sem a Previdência, propõe 15 medidas no front econômico.


CENÁRIO EXTERNO: LEILÃO DO TESOURO AMERICANO É DESTAQUE.

O “básico” dos mercados… As bolsas na Europa operam com viés mais negativo, após quedas das ações no Japão e Hong Kong (que abriu, após feriado). Na China, mercados ainda estão fechados. O dólar se valoriza, e os juros das Treasuries sobem. Nos EUA, o S&P futuro opera em baixa. O ambiente demanda mais cautela hoje.

Mercados de títulos americanos… Após Dia do Presidente, que manteve os mercados americanos fechados nos EUA, investidores acompanham com atenção ao leilão de títulos do Tesouro. Os prazos? Papéis de 4 meses a 2 anos. Ou seja, a maior pressão pode ser vista na parte curta da curva. Os papéis de 2 anos operam ao redor de 2,22%. Os de 10 anos, ao redor de 2,90%.

Na agenda de hoje… Na Zona do Euro, sai a confiança do consumidor (12h), referente ao mês de fevereiro. Registre-se: o índice está, hoje, em sua máxima histórica. Apenas em junho de 2000 é que o índice esteve em patamar tão elevado.


BRASIL: INTERVENÇÃO TEM “OK” DA CÂMARA; GOVERNO ANUNCIA 15 MEDIDAS.

Aprovado: podemos continuar… A intervenção na segurança pública do RJ foi aprovada nesta madrugada pela Câmara (teve 340 votos a favor). Agora, o texto vai ao Senado (deve ser analisado ainda hoje).

Riscos nada desprezíveis… Em Brasília, temem-se os desdobramentos da intervenção no RJ. Afinal, haverá mandados coletivos de busca e apreensão; e não é baixo o risco de erros neste contexto. Para entender tais riscos, vale ler o artigo do professor Carlos Melo, em seu blog (“Qual é o Plano?”).

“O que se viu foi um presidente, sem popularidade, pegando carona numa questão popular. Expressando-se num discurso rápido e fácil. Pleno de clichês e chavões. No entanto, o país precisa saber de Michel Temer qual, afinal, é o seu plano”
– Carlos Melo, professor do Insper

Um pacotão… O governo, após confirmar que a reforma da Previdência está suspensa – “fora de cogitação”, segundo o ministro Carlos Marun -, propôs algumas medidas como “plano B”. Tenta sinalizar que o “ar reformista” continua. Seguem as medidas.

1. Reforma do PIS/Cofins – Simplificação Tributária;
2. Autonomia do Banco Central;
3. Marco legal de licitações e contratos;
4. Regulamentação do teto remuneratório;
5. Desestatização da Eletrobras;
6. Reforço da agências reguladoras;
7. Depósitos voluntários no Banco Central;
8. Redução da desoneração da folha;
9. Programa de recuperação e melhoria empresarial das estatais;
10. Cadastro positivo;
11. Duplicata eletrônica;
12. Distrato;
13. Atualização da Lei Geral de Telecomunicações;
13. 14. Extinção do Fundo Soberano.

Uma mera opinião… Embora sejam medidas positivas, acreditamos que deixam claro o improviso do Planalto neste momento. Assim, concordamos com Miriam Leitão. Segundo ela, “É uma lista de factoides para parecer que o governo tem uma agenda”. Seja como for, podem evitar uma espécie de “pauta bomba” até o final do mandato de Temer.

Vitória de Dória… O prefeito de SP teve ontem uma importante vitória na executiva do PSDB: por 5 votos a 3, acabou conseguindo que as prévias tucanas para a escolha do candidato ao governo do estado sejam realizadas em março, ao invés de abril, como queriam seus adversários.

Mais difícil para Meirelles… Em matéria do Valor, comenta-se o recente complicador da possível candidatura à Presidência do ministro. Está cada vez mais claro que o seu partido, o PSD, apoiará Alckmin, do PSDB. Assim, Meirelles, que ainda não desistiu da candidatura, poderia mudar de partido. Uma decisão deve vir até o dia 7 de abril.

E os mercados hoje? Diante dos movimentos no exterior, e sem agenda relevante por aqui, os ativos locais devem seguir o quadro externo. Assim, vemos um viés mais negativo em bolsa, e de alta em juros e dólar.

Ignacio Crespo Rey – Economista

 


Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: +0,32%, aos 84.793 pontos;
Real/Dólar: +0,07%, cotado a R$3,234;
Dólar Index: +0,00%, 3,234;
DI Jan/21: +01 pontos base, 8,630%;
S&P 500: +0,04% aos 2.732 pontos.

Fonte: Bloomberg. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg


EMPRESAS:

Pão de Açúcar: Números sólidos, ligeiramente acima da expectativa do mercado.
Impacto: Marginalmente Positivo.

Luis Gustavo Pereira – Estrategista


Jornais:

Folha de São Paulo
– Temer quer fazer busca e apreensão coletiva no Rio
– “Aqui não tem amador”, afirma Moreira Franco
– Governo desiste da Previdência e lança agenda requentada
– Economista Arida chefiará programa do tucano Alckmin

O Estado de São Paulo
– Previdência fracassa e Temer tenta “agenda alternativa”
– Em 15 anos, governo retém R$ 31 bilhões da saúde
– Assessor de Lula pagou obras em sítio, diz construtor
– Escolhido por Alckmin, Arida ataca populismo

O Globo
– Governo irá até ao STF por mandado coletivo de busca
– Fim do foro privilegiado fica mais distante
– Após desistir de reforma, governo diz ter plano B
– Nova taxa substitui o imposto sindical

Valor Econômico
– Intervenção no Rio liquida de vez a reforma da Previdência – Nova agenda começa pela autonomia do BC
– Seca argentina beneficia a soja brasileira
– Suzano e Fibria voltam à mesa de negociações

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Ignácio Crespo Rey
[email protected]

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...